Funceme registra chuva em 25 municípios

3 de janeiro de 2013

O ano de 2013 começou com registros de chuva em vários municípios do Ceará. Entre os dias 2 e 3 de janeiro, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 25 cidades, dentre elas a Capital.

A maior chuva aconteceu em Horizonte, com 23,8 milímetros, seguido de Itaitinga, com 23mm e Iguatu, com 20,2mm. Em Fortaleza, o registro foi de 4,5mm. De acordo com a meteorologista Dayse Moraes, o que causou as precipitações foi a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. “Esse sistema meteorológico é uma grande circulação de ar entre 5 mil e 13 mil metros de altitude, que favorece a formação de nuvens e provoca chuva nas suas bordas. O centro dele está localizado sobre a Bahia e o Ceará está sob a borda norte”, explica Dayse.

Os Vórtices Ciclônicos são sistemas típicos da pré-estação chuvosa do Ceará (compreendida entre os meses de dezembro e janeiro). Eles podem se deslocar rapidamente de um estado para outro e sua atuação dura entre 4 e 6 dias.

Previsão

A previsão da Funceme para esta sexta-feira (04) é de céu variando entre parcialmente nublado e nublado, com chuvas isoladas em todas as regiões do Ceará. A umidade relativa do ar deve variar entre 80% a 65%.

03.01.2013

comunicacao@funceme.br