Cagece inaugura estação de reuso com tecnologia pioneira

15 de janeiro de 2013

A Cagece inicia, nesta quarta-feira (16), a pré-operação de uma Estação de Tratamento de Reuso (ETR), no bairro Guadalajara, em Caucaia. O objetivo é fornecer água de reuso para regar os canteiros e praças do município. A expectativa inicial da Companhia é de seja possível produzir 7 metros cúbicos por hora de efluente tratado. A tecnologia utilizada no empreendimento é pioneira no ramo do saneamento básico.

A ETR utiliza uma tecnologia alemã, chamada de Wellan, que aprimora o tratamento de esgoto. A vantagem da tecnologia é poder ser replicada em grande parte das estações semelhantes de esgoto da Cagece, por ter baixo custo de implantação e por precisar de espaços pequenos.

O projeto foi implantado em uma estação de tratamento de esgoto por lagoas de estabilização, que funciona com uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa e três lagoas de maturação. No processo de tratamento do esgoto, após as lagoas de estabilização, o efluente passa por tanques (chincanas), em seguida há uma pré-cloração.

É adicionado um coagulante (policloreto de alumínio), antes de passar pela tecnologia Wellan, que condiciona o efluente do ponto de vista físico-químico. O efluente passa por filtros de areia e por uma central de ozonização (o ozônio desinfecta), para, em seguida, ir para uma central de ultravioleta, para remover o ozônio.

Para finalizar, o efluente passa por dois filtros de carvão ativado, por outra pré-cloração e por outros filtros, antes de ser armazenado em reservatórios com capacidade de 16 mil litros. Para o início da operação, técnicos da Cagece irão realizar uma visita técnica a partir das 8h30min.

Serviço:
Visita técnica às 8h30min do dia 16/01/2013.
Estação de Tratamento de Reuso Guadalajara – Rua Mário Mendes, 278, Caucaia.

15.01.2013

Assessoria de Imprensa da Cagece
Sabrina Lemos – 85 3101.1828