Residência Médica: SURCE divulga locais das provas de seleção

17 de janeiro de 2013

A população terá serviços farmacêuticos gratuitos e receberá informações sobre o uso adequado e seguro de medicamentos nesta sexta-feira (18), das 8 horas às 12 horas, na Praça do Ferreira. “Farmácia Vai a Praça” é uma promoção do Conselho Regional de Farmácia, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, para marcar o Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro, e dar início à campanha educativa permanente de uso racional de medicamentos.

Conforme a Organização Mundial de Saúde, “há uso racional quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade”. Uso racional também implica na oferta de tratamentos, insumos e tecnologias com base nas melhores práticas terapêuticas e assistenciais, amparadas em evidências científicas seguras, estudos clínicos com resultados confiáveis, e que, principalmente, tenham sido avaliados pelas instâncias regulatórias e de fiscalização no País, no caso a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os registros de intoxicação humana do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), ligado à Fundação Oswaldo Cruz, mostram que os medicamentos são responsáveis por cerca de 30% das ocorrências. De acordo com os registros de 2010, dos 86.700 casos de intoxicação humana, 24.056 foram provocados por medicamentos. No Nordeste e no Ceará, os principais agentes de intoxicação são os animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. Mesmo assim, em 2010, dos 2.297 casos de intoxicação registrados no Estado, 301 (13%) foram provocados por medicamentos.

Para esclarecer dúvidas da população, a Secretaria da Saúde do Estado conta com o Centro de Estudos e Informação sobre Medicamentos (Ceimed), instituído em maio do ano passado com a finalidade de promover o uso racional de medicamentos, disseminar informações técnico-científicas, desenvolver ações educativas para profissionais de saúde e comunidade e realizar atividades de ensino e pesquisa em serviços. O Ceimed está instalado na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (COASF), localizada na Avenida Washington Soares, 7605, Messejana e atende das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone (85) 3101.2188.

 

17.01.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara