Cid Gomes e Ministro da Integração visitam obras da Transposição

30 de janeiro de 2013

Qua, 30 de Janeiro de 2013 16:13

O governador Cid Gomes vai acompanhar o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em visita, nesta quinta-feira (31), às obras de Transposição do Rio São Francisco localizadas  na Região do Cariri. A visita acontecerá no período da tarde e será possível ver o estágio das obras situadas no Ceará.
 
 
O Projeto São Francisco é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que vai levar água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de quatro estados: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Composta por canais, túneis e aquedutos, o empreendimento está orçado em R$ 8,2 bilhões, com previsão de conclusão em 2015.
 
No Ceará, a Transposição do São Francisco compreende o lote 5 e inclui os municípios de Mauriti, Jati e Brejo Santo, e constitui também a primeira etapa do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O trecho  vai permitir a construção de seis novos reservatórios e a ampliação do reservatório Atalho.
 
 
Na primeira das seis barragens, parte da água será derivada ao oeste do Ceará, através do Cinturão das Águas, suprindo a necessidade de água de toda a região metropolitana do Cariri. Serão 150 km de extensão nessa primeira etapa e terá o canal mais largo de toda a estrutura. Nessa fase, a Transposição levará água de Jati até Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri, e receberá investimentos em torno de R$ 1,3 bilhão.
 
 
30.01.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898)