Terapia Ocupacional do Hospital César Cals ajuda na recuperação de pacientes

4 de Abril de 2013

O serviço de Terapia Ocupacional do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade terciária da rede estadual de saúde, desenvolve um trabalho que busca minimizar a saudade, preocupações, nervosismo e ansiedade dos pacientes internados, por meio de atividades de arte, como recurso terapêutico. Somente em 2012, o Serviço de Terapia Ocupacional realizou atividades com cerca de 5.352 pacientes em todo Hospital.

De acordo com a terapeuta ocupacional, Cláudia Hemerita Braga, alguns pacientes permanecem internados por um período mais longo, e essa permanência pode causar estresse, fadiga, saudade e o afastamento de suas relações consigo e com meio. Logo, a terapia atua para aliviar o desgaste do paciente, bem como suas preocupações. “Muitos ficam pensando na família, nos problemas de casa e isso não ajuda na melhora do paciente”, destaca a terapeuta.

As técnicas utilizadas podem ser dos mais variados tipos, como auto-expressiva, socioterápica, contoterápica, lúdica, temática, educativa, oficinas terapêuticas ou produtivas, entre outras. Tudo isso é pensado para a melhoria da qualidade de vida do paciente, o que facilita sua permanência e a adesão ao tratamento. “Estou feliz agora depois que fiz a atividade. Não senti mais dor”, diz a paciente do Bloco 100, Josineide Martins.

A terapia ocupacional do HGCC atua nos blocos clínicos, cirúrgicos, maternidade, setor de Acolhimento Materno, Casa da Gestante, além de realizar acompanhamento no Programa de Atenção Domiciliar. Os acompanhantes dos pacientes também são envolvidos no processo, que conta ainda com sessão de relaxamento, alongamento e oficinas de arte, também conhecidas como oficinas produtivas, ou seja, geração de renda a partir da confecção dos produtos. O tempo de internação também diminui com a aplicação da terapia.

04.04.2013

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge (ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)

Twitter: @Hosp_CesarCals

Facebook.com/HospitalGeralCesarCals