Hospital Regional do Cariri completa dois anos e supera 622 mil atendimentos

16 de Abril de 2013

Abril é o mês de aniversário do Hospital Regional do Cariri (HRC). É com um balanço cheio de números que mostram a ampliação do acesso aos serviços de saúde da população dos 45 municípios da macrorregião que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, comemora os dois anos do primeiro hospital público da rede estadual construído no Interior do Ceará. No total, foram realizados 622.448 atendimentos. Desse total,  82.460 feitos na emergência do HRC, que fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, no triângulo que liga Juazeiro aos municípios de Crato e Barbalha.    

O total de cirurgias feitas ultrapassa os 10 mil. Somam 10.140, conforme relatório apresentado na segunda-feira (15). Os números do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do hospital revelam que a população de 1,4 milhão de habitantes da macrorregião do Cariri tem mais acesso a exames depois da construção do HRC.  A quantidade chegou a 504.876, incluindo exames complexos, como ressonância magnética e topografia computadorizada. Somente tomografias foram realizadas 11.803. O HRC fez 2.649 ressonâncias magnéticas. Foi o primeiro hospital da rede pública a realizar ressonância no interior do Estado.       

 

Rede de hospitais

Além do HRC, o Governo do Estado construiu o Hospital Regional Norte, que fica em Sobral e já iniciou o atendimento a população de 55 municípios da macrorregião. No HRN, onde foram iniciadas as cirurgias eletivas e a realização de exames, no dia 30 deste mês começam as internações em UTI pediátrica, UTI neonatal e UTI adulto e a funcionar o centro obstétrico. O cronograma de funcionamento fica concluído no dia 20 de maio com o atendimento de urgência e emergência gineco-obstétrico, pediátrico, clínico ( adulto) e cirúrgico geral. Em Quixeramobim, o Governo do Estado está construindo o terceiro hospital regional: o Hospital e Maternidade do Sertão Central. Até a Copa 2014 deve ficar pronto o Hospital Regional Metropolitano.  O quinto hospital regional, que será construído no Maciço de Baturité, está em fase de estudo.  

 

16.04.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221 – 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: www.facebook.com/saudeceara