Encontro prepara profissionais da saúde para atendimento em urgência e emergência

17 de Abril de 2013

Começa nesta quarta-feira (17) e segue até o próximo sábado (20), o primeiro encontro do Curso de Especialização para Facilitadores em Urgência e Emergência de Profissionais da Rede SUS. O evento, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), acontece às 08 horas, no Hotel Mareiro (Avenida Beira Mar, 2380 – Meireles). Até o dia 17 de julho serão realizados nove encontros, com 200 participantes. O curso é a terceira fase da seleção de 44 facilitadores para atuação no Curso de Especialização em Urgência e Emergência para profissionais do SUS. Os 44 facilitadores selecionados, dois por cada uma das 22 regiões de saúde, vão preparar  4.000 profissionais para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará 192), do Atendimento Pré-hospitalar Fixo (APH-fixo) e dos serviços hospitalares em todos os 184 municípios cearenses.

Nas duas primeiras fases da seleção de facilitadores, os candidatos, profissionais de nível superior de medicina e enfermagem, passaram por avaliação de currículo e entrevista. Os 44 aprovados na seleção receberão bolsa de extensão tecnológica, na modalidade de facilitador e no valor mensal de R$ 1.320,00, de acordo com tabela aprovada pela Resolução de fevereiro de 2012 do Conselho de Coordenação Técnico Administrativo (Contec).  A bolsa terá duração de 15 meses. Pode ser prorrogada com a comprovação de aproveitamento do bolsista, fornecida por parecer técnico da diretoria de pós-graduação em saúde da ESP/CE e aprovação do Contec, levando em conta a necessidade do projeto.

Serão aprovados nesta fase os candidatos que obtiverem frequência igual ou superior a 85% e aproveitamento mínimo de 70% da nota final do curso. Após a conclusão do curso, serão selecionados 02 (dois) facilitadores para cada Região de Saúde. A classificação final da seleção terá como critério de cálculo a soma das notas obtidas pelos candidatos nas três fases – avaliação de currículo, entrevista e curso de formação.

 

17.04.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara

Facebook: www.facebook.com/saudeceara