Albert Sabin realiza avaliação de cirurgias de lábio leporino

24 de Abril de 2013

O Hospital Infantil Albert Sabin, com apoio da ONG Operação Sorriso, realiza nesta quinta-feira (25), a avaliação pós-operatória de 111 crianças e adolescentes que se submeteram às intervenções cirúrgicas para correção de lábio leporino e/ou fenda palatina, no mutirão ocorrido em abril de 2012. As consultas iniciam às 08 horas, no Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado, do Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544 – Vila União).

Essa é a segunda etapa de revisão dos pacientes que participaram do mutirão no ano passado. Serão avaliados o desenvolvimento e o estado de saúde através de consultas com cirurgiões plásticos e fonoaudiólogos. Caso seja constatada a necessidade de outras cirurgias ¨C ou o tratamento de especialidades, como odontologia, entre outras ¨C a equipe médica fará o encaminhamento. As famílias também recebem orientações sobre o processo pós-operatório.

Os pacientes são, normalmente, acolhidos no Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado por uma equipe multiprofissional, que inclui fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões plásticos, dentistas e geneticista. Para isso, basta ligar para o telefone 3101-4214 e solicitar o agendamento de uma consulta. Por mês, são realizadas, no Albert Sabin, hospital da Secretaria da Saúde do Estado, cerca de 36 cirurgias reconstrutivas da face.

Lábios Leporinos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças nasce com fissura lábiopalatina no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. Entre as principais causas da má formação estão o uso de álcool, cigarros, realização de raios X na região abdominal, deficiência nutricional, estresse emocional, hereditariedade, dentre outras. As consequências da fissura na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente, observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

Serviço:
Avaliação pós-operatória da Operação Sorriso
Data: 25 de abril de 2013
Horário de atendimento: a partir das 8h
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União)
Mais informações: (85) 3101-4214 (Naif do Hospital Albert Sabin)

24.04.2013

Assessoria de Comunicação do Hias

Helga Santos ( imprensa@hias.ce.gov.br / 85 3256.1574 – 9952.6742 – 8524.8942)

Twitter: @albertsabince

Facebook: albertsabince