Vacina contra a febre aftosa será vendida até sábado (1)

29 de Maio de 2013

Os produtores rurais do Estado do Ceará podem adquirir as doses da vacina contra a febre aftosa até o próximo sábado (1). A compra da vacina deveria ser encerrada no próximo dia 31 (sexta-feira), mas em virtude do feriado de Corpus Chrsthi, nesta quinta-feira (30), o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) decidiu pela prorrogação do prazo por mais um dia.

A vacinação do rebanho deve ser declarada nas unidades locais da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI) ou nos escritórios da Ematerce e Prefeituras Municipais. “Após o dia primeiro, a ADAGRI vai fiscalizar as propriedades para saber se todo o rebanho foi vacinado. Após esta data nenhuma revenda pode vender a vacina, sem a autorização da Agência”, informou Joaquim Sampaio, coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

A dose da vacina custa R$ 1,50 por cabeça, enquanto a multa para quem não vacinar custa R$ 15,20 por cabeça. A meta da SDA é vacinar 93% do rebanho e imunizar 80% das propriedades. O secretário Nelson Martins lembrou que o prazo para a vacinação do rebanho não será prorrogado. “Nós estamos atendendo às exigências do MAPA para que o Ceará alcance o status de zona livre com vacinação, por isso recomendamos os produtores que não percam o prazo”.

O secretário destacou também que ser reconhecido como zona livre de febre aftosa com vacinação representa a ampliação do comércio de produtos animais e seus derivados com os outros Estados sem a necessidade de quarentena, o que vai alavancar a economia do Ceará. “Os Portos do Pecém e Mucuripe poderão ser utilizados para vender os produtos de origem animal para outros estados”, completou.

Em 2014, existe a previsão do Brasil ser reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação, o que vai permitir ao Estado do Ceará comercializar os produtos de origem animal também com o exterior.

 

29.05.2013

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br   | asscom@sda.ce.gov.br

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA