Novo helicóptero transporta 2 pacientes do Cariri para a capital

30 de agosto de 2013

Os helicópteros adquiridos pelo governo do governo do Estado, através do projeto de Modernização Tecnológica e financiado pelo banco alemão MLW, já estão servindo a população. Dois pacientes que necessitam dos serviços de excelência do Hospital de Messejana, da rede pública estadual referência em cardiologia, estão sendo transportados do Cariri para Fortaleza no helicóptero equipado com moderna UTI. Saiu às 17h30min desta quinta-feira, 29 de agosto, e deve chegar no Cariri às 19h20min.

Os dois pacientes sofrem de doenças graves no coração e necessitam de cirurgias. Uma é a dona de casa Francisca Henrique Silva, 48 anos, de Juazeiro do Norte, que está no Hospital Regional do Cariri, onde foram realizadas tomografia e ressonância magnética, exames que definiram o diagnóstico de aneurisma de aorta. O outro paciente que está sendo transportado é um bebê com sete dias de vida, que tem cardiopatia congênita grave. Ele está internado no hospital São Lucas, em Barbalha.

banner helicoptero uti2

 

SAMU Ceará

A transferência da dona de casa e do bebê do Cariri, região distante quase 600 quilômetros de Fortaleza, para o Hospital de Messejana, na capital, com segurança para os pacientes, só poderia ser feita através de UTI áerea. Além da distância, a situação de saúde deles inspiram cuidados e exigem segurança e os serviços são realizados exclusivamente, na rede pública, no Hospital de Messejana. A equipe de profissionais de urgência e emergência que acompanha a transferência dos pacientes na nova UTI áerea é do SAMU Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado.

banner helicoptero uti3

 

Pacientes foram transferidos com segurança no novo helicóptero

Às 7 horas da manhã desta sexta-feira (30), o novo helicóptero trazendo dois pacientes do Cariri chegou em Fortaleza. Já estão recebendo atendimento em  UTI na capital. O helicóptero, adquirido pelo governo do Estado, através do projeto de Modernização Tecnológica e financiado pelo banco alemão MLW, saiu de Fortaleza às 17h30min da última quinta-feira, 29 de agosto, e chegou  em Juazeiro do Norte às 19h20min. A equipe de profissionais do SAMU Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado, que acompanhou a transferência aérea, informou que tudo ocorreu em total segurança para os pacientes.

A transferência dos pacientes da região do Cariri foi necessária porque o tratamento e as cirurgias indicadas são realizadas em hospitais públicos da rede estadual, localizados na capital, que são referência até para outros Estados em cardiologia. É o caso do Hospital de Messejana, que recebeu a paciente Francisca Henrique Silva, 48 anos, na manhã desta sexta-feira, transferida pelo novo helicóptero. Ela estava internada no Hospital Regional do Cariri, onde foram feitos tomografia computadorizada e ressonância magnética, exames complexos que mostraram a gravidade do caso e a necessidade de cirurgia cardíaca de alta complexidade.

helicoptero uti

 

30.08.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara