Portal da Transparência obteve aumento de acessos em 2014

8 de Janeiro de 2015

Uma importante ferramenta para o acompanhamento e fiscalização das políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado do Ceará, o Portal da Transparência obteve, em 2014, um aumento de 21% de acessos em relação ao ano de 2013. O número de visitas ao Portal ultrapassou os 175 mil acessos, representando 30% de todas as visitas desde 2009.

Um dos principais motivos que acarretou o aumento de acessos em 2014, foi a divulgação das informações sobre a remuneração dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual de forma individualizada no Portal da Transparência do Estado, a partir do mês de junho, passando a ser a consulta mais acessada. Logo em seguida, aparecem como páginas mais acessadas pelo cidadão, a página de Contratos e de Comparativo de Receitas e Despesas.

No ranking de acesso ao Portal, as cidades que apresentam o maior número de visitas são as cidades de Fortaleza com 94.002 visitas, representando 53% do total de acessos, em seguida vem São Paulo, que apresentou 5.062 acessos, e em terceiro Maracanaú contabilizando 4.306 visitas.

Concebido para apresentar informações de Despesas e Receitas, o portal possibilita ao cidadão informações sobre recursos captados a aplicação desses nas diversas funções e programas governamentais, possibilitando que o cidadão se torne um fiscal das ações públicas, aumentando a transparência da gestão e o combate à corrupção no Estado do Ceará.

Sempre em busca de melhorias para propiciar ao cidadão o acesso didático e célere às principais informações do Governo do Estado do Ceará, o Portal da Transparência, em consonância com a nova visão de transparência na gestão pública, inclui informações além do paradigma orçamentário, patrimonial, contábil e financeiro. A perspectiva é que o cidadão possa compreender de forma mais clara as políticas públicas desenvolvidas, assim como os resultados obtidos mediante a atuação do Estado.

Em busca pela excelência na prestação de serviços ao cidadão, o Portal mantém, por meio do canal “fale conosco” e de pesquisa de satisfação, permanente comunicação com a sociedade, possibilitando o recebimento de sugestões, reclamações e críticas que permitem o seu aprimoramento. Para o seu sucesso, é fundamental a participação do cidadão, a parte central nessa transformação, por isso, o Portal continuará com o foco e atenção as suas necessidades, como usuários da informação.

 

08.01.2015

Assessoria de Comunicação da CGE

Flávia Salcedo (85 3101.3474)

Twitter: @ComunicacaoCGE

Facebook: www.facebook.com/CgeCeara