Ceará Pacífico reunirá ações estratégicas e intersetoriais em segurança pública

14 de Janeiro de 2015

O Ceará Pacífico realizou nesta quarta-feira (14/01), no Palácio da Abolição, a primeira reunião do ano. O programa tem o objetivo de planejar a segurança do Estado com base na integração de experiências nacionais exitosas. O encontro contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira; do secretário-chefe do Gabinete do governador, Élcio Batista; do presidente do Iplanfor e coordenador do Plano de Governo, Eudoro Santana; do professor César Barreira, do Laboratório de Estudos da Violência da UFC; de Renato Sérgio Lima, do Fórum Brasil de Segurança; e de Luís Flávio Sapori, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas.

“O Ceará Pacífico vai envolver todas as entidades da sociedade civil, Tribunal de Justiça, Ministério Público e vamos apresentar, nos próximos 60 dias, o plano global do Ceará envolvendo ações focadas nos locais mais críticos do estado. Vamos integrar diversas ações de governo como Saúde e Educação e outras entidades nas quais estamos conversando, além de parceria com as prefeituras. Essa discussão, inclusive, está sendo feita em nível nacional e nós vamos juntar exemplos exitosos no Brasil para traçarmos o plano estratégico para o estado. O problema da violência requer continuidade e dedicação e vou tratar disso pessoalmente”, afirmou o governador Camilo Santana.

Rpacífico5O planejamento estratégico foi bem avaliado por especialistas em segurança pública que integrarão o Ceará Pacífico. “Tivemos uma reunião muito produtiva e estou muito animado, Vejo que o Governo do Ceará tem clareza de que o problema da violência não é apenas um problema de Policia, mas depende de um plano que integre ações de Saúde, Educação e justiça, e o Ceará caminha para uma boa solução através do Ceará Pacífico. A solução para a violência não vem de maneira rápida e imediata, mas precisa de planejamento estratégico e o Governo tem um projeto para traçar ações concretas e objetivas”, afirmou Luís Flávio Sapori, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Segurança Pública da PUC Minas.

Ceará Pacífico

O programa fez parte da elaboração do Plano de Governo que conta ainda com o Ceará Sustentável, de Oportunidades, o Democrático, o Acolhedor, o do Conhecimento e o Saudável. O Ceará Pacífico vai atuar, principalmente, no combate à violência, um dos maiores desafios no Brasil, e vai integrar ações de saúde, segurança, esporte e cultura bem como engloba a atuação das entidades de classe, Poder Judiciário e sociedade.

 

14.01.2015

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil

comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3466.4898