Dragão do Mar: confira a Programação Cultural desta semana

26 de Janeiro de 2015

Programação cultural da semana de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015
 
? Cenas Espetáculo e Piragem Etnográfica do Complexo
 
Do coletivo artístico “No barraco da Constância tem!”
Teatro, dança, performance, entre outras linguagens, desenham o trabalho do coletivo artístico cearense “No barraco da Constância tem!”. Na próxima terça-feira, dia 27, às 20h, o grupo inicia temporada no Teatro Dragão do Mar, que segue pelos dias 3 e 10 de fevereiro. Serão apresentadas duas cenas: Espetáculo e Piragem Etnográfica do Complexo, esta última desenvolvida no Laboratório de Pesquisa Teatral, do Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, em 2014.
 
Com diferentes linguagens, o coletivo artístico traz momentos cheios de ironia e humor, em que abordam crises criativas, problemas de comunicabilidade com o público, violência e questões éticas que atravessam tanto o artístico como o social. Na primeira cena, “Espetáculo”, o teatro apresenta-se como um ato de exposição e violência: a conturbada relação que os criadores deste trabalho têm com o público, com o fazer teatral, com a própria obra que eles estão apresentando e com eles mesmos.
 
Na segunda cena, “Piragem Etnográfica do Complexo”, dançam, cantam, improvisam; lançam questões sobre o que é a contemporaneidade ou como estão se usando dela, como entidade de forças que movimentam um pequeno grupo de conhecedores.
 
Propor arte
“No barraco da Constância tem!” é um coletivo que, desde o ano da sua criação, em 2012, vem se estabelecendo enquanto propositor artístico na cidade de Fortaleza. Com atividades intensas, o grupo é oriundo da junção de pessoas com formações diversas, principalmente nas áreas de Dança e Teatro, mas que também desenvolvem investigações a partir de outras linguagens, como Audiovisual, Circo, Fotografia, Literatura, Música e Performance.
 
Os integrantes são Ariel Volkova, Honório Félix, Tayana Tavares e William Pereira Monte. Unidos por um mesmo propósito de trajeto: o compromisso com a investigação das linguagens, em que seja possível a desconstrução de fronteiras e a construção de hibridações e transversalidades. Na relação arte e público/espectador, explora ficções, encontros, profanações, questionamentos, fruições, catarses, num constante estado de invenção e pesquisa acerca dos diferentes modos de criar.
 
No ano passado, o coletivo teve projeto selecionado no Laboratório de Criação em Pesquisa Teatral, do Porto Iracema das Artes. Sob a tutoria de Gil Giffony –  ator, encenador, produtor e pesquisador nas áreas do teatro, organização da cultura e direitos culturais – desenvolveram a cena “Piragem Etnográfica do Complexo”, em cinco meses de trabalho.
 
Ficha técnica completa
Espetáculo
Direção: Honório Félix
Dramaturgia e texto: Honório Félix e Paulo José
Interpretação, criação, cenário e figurino: Honório Félix e Tayana Tavares
Maquiagem: Tayana Tavares
Música: Wait until tomorrow, de The Jimi Hendrix Experience, composta por Jimi Hendrix
 
Piragem etnográfica do complexo
Dramaturgia, direção e interpretação: Ariel Volkova, Honório Félix, Tayana Tavares, William Pereira Monte e Wladimir Cavalcante
Música: Ariel Volkova, Honório Félix, Liana Cavalcante, Tayana Tavares, William Pereira Monte e Wladimir Cavalcante
Arranjo e mixagem: Wladimir Cavalcante
Texto: Félix Guattari, Gilles Deleuze e William Pereira Monte
Vídeo: Trio A, de Yvonne Rainer
Colaboração artística: Bio Falcão
 
Dia 27 de janeiro, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação indicativa: 12 anos.
Contatos: Ariel Volkova: (85) 9720-5043 e Honório Félix: (85) 9707-1818
 
? Noite das Estrelas
O projeto NOITE DAS ESTRELAS funciona há 8 anos no Planetário Rubens de Azevedo e já recebeu milhares de pessoas entre turistas e público local. Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica: Crateras da Lua, Planetas, Nebulosas, etc. A participação é gratuita, sempre a partir das 19h. Basta chegar no planetário e entrar na fila. Atenção: se o céu estiver nublado, não haverá observação astronômica, podendo haver também interrupção do programa, entre 19h e 21h, se as condições não estiverem favoráveis à continuação da atividade.
 
Dias 27 e 28 de janeiro, às 19h, em frente ao Planetário. Acesso gratuito.
 
? Lançamento do livro “Costumes, Flora e Fauna da Praia de Iracema Antiga”
De Jaildon Correia Barbosa
Esta nova obra da fecunda lavra de Jaildon Correia Barbosa é mais uma jangada de louvor que esse artesão das embarcações literárias nos regala. Rebento do nosso verde mar, ou de sua mais famosa e formosa praia, esse premiado cronista virou mestre na mais árdua missão dos que lapidam as palavras, a difícil arte de escrever fácil.
 
Dia 30, às 20h, no Auditório. Acesso gratuito.
 
Contato: Jaildon Correia Barbosa (9991-2112 / 3391-5312 /  jaildonbarbosa@ibest.com.br )
 
? Bloco Chão da Praça 2015 [pré-carnaval]
Os Transacionais e participação de Soledad Brandão
 
Depois de duas quintas-feiras com sucesso de público e animação no topo, o Bloco Chão da Praça com Os Transacionais promete mais uma noite daquelas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No dia 29, a convidada especial é a cantora Soledad Brandão, que empresta toda sua performance marcante à música retrô carnavalesca do Brasil. Como sempre, o teatro de rua “Boteco do Seu Noel” abre a noite com muito samba e histórias da vida boêmia do compositor Noel Rosa.

 

O Pré-Carnaval do Dragão entra na terceira quinta-feira consecutiva e segue até dia 5 de fevereiro, sempre às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Já a montagem cômica e  musical “Boteco do Seu Noel” começa às 19h.  O acesso é gratuito.  

Com um repertório que faz passear no tempo, o Pré-Carnaval d’Os Transacionais une o Brasil das décadas passadas por meio de frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas, em uma peregrinação que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias cearenses.
 
Fundado em 2013, este é o terceiro ano de festa do Bloco Chão da Praça, no Dragão do Mar. Especialmente neste Pré-Carnaval, convidados têm sido uma surpresa a cada quinta-feira, esquentando ainda mais o bloco. O dia 29 é da cantora cearense Soledad Brandão, que teve projeto selecionado no último Laboratório de Criação em Música, do Porto Iracema das Artes. Soledad se caracteriza pela voz grave e sensual e performance original no palco.
 
Sobre Os Transacionais
Os Transacionais têm em sua proposta de trabalho fazer releituras da música popular brasileira, principalmente das décadas de 60 e 70, o que convencionaram chamar de “Música Retrô Brasileira”. Dentro dessa perspectiva, além do repertório geral, a banda tem feito alguns projetos específicos dentro desse universo de possibilidades da tão rica música brasileira dessa época.
 
Dentre esse projetos estão “O Chão da Praça”, trazendo um repertório de antigos carnavais, o “Arraiá Transacional” fazendo a festa de São João bem ao estilo da banda, “Tropicália” reverenciando a música de vanguarda nacional, “Cabaré Transacional” com o melhor do brega, “Dia de Rei”, um tributo a Roberto Carlos, dentre outros.
 
Atualmente a banda apresenta “Os Transacionais no País do Futebol”, com a proposta de resgatar canções que tratam do esporte que é a grande paixão nacional. Músicas dos melhores compositores de várias épocas da nossa música, indo de Noel Rosa à Jorge Ben, canções inspiradas e feitas para a festa.
 
Com a Copa do Mundo no Brasil, esse é o melhor momento da celebração desse repertório e a combinação Transacionais e futebol não poderia ser melhor, unindo o já festivo repertório da banda com a mais pura expressão da canção futebolística brasileira.
 
Sobre Boteco do Seu Noel
Com direção de Murilo Ramos, a montagem revela a vida boêmia do compositor, sua visão particular de mundo, seus inúmeros casos amorosos e a tuberculose, que o mataria aos 26 anos. E embalado por sambas de Adoniran Barbosa, Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho e Luiz Assunção, o espetáculo se desenvolve em torno de um “boteco” improvisado, onde os atores e músicos formam uma roda de samba, composta de improvisação e participação do público.
 
Dia 29, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.
 
Contato: Jolson Ximenes – Transacionais (85) 8782.5011/ 9747.2862. Email:  jolsonproducao@gmail.com  // Magno Carvalho – Boteco do Seu Noel: 9928.2044/ 8816.6756.

 
? Made in Ceará [teatro]
Com Edmilson Filho – Direção: Halder Gomes
Imaginem as diferenças culturais entre brasileiros e americanos. Agora, imaginem estas diferenças do ponto de vista do humor cearense, através do olhar criativo e particular de um cearense naturalizado americano. É neste contexto que se insere o espetáculo “Made in Ceará”, monólogo protagonizado por Edmilson Filho, premiado ator de cinema, que iniciou sua carreira como humorista. Tocando em assuntos diversos, o ator leva o público a uma viagem fascinante de lembranças e comparações sobre as realidades dos dois países de uma forma engraçada e original.
 
Da diferença entre um mero diálogo em uma fila da Disney nos EUA e uma fila em um terminal de ônibus qualquer no Ceará a assuntos mais complexos, como as formas de abordagens das professoras infantis aos pais dos alunos, o espetáculo discorre com muito humor e um olhar único e inédito do contraste cultural que, ao contrário do que muitos imaginam, diferenciam drasticamente Brasil e EUA.
 
Se os EUA tem no Super-Homem, Homem-Aranha, dentre outros, suas referências de histórias de super-heróis, no Brasil temos o Saci-Pererê. Em compensação, quando o Saci resolve lutar, todo chute é uma “voadora”.

O espetáculo MADE IN CEARÁ não é só humor, mas um brinde a nossa cearensidade. As sutilezas da vida passam ali, mostrando especificidades nossas que só um cearense entende de verdade. A comparação ao povo americano nos faz pensar o quanto somos diferentes, mas o quanto somos de verdade, o quanto somos a nata do lixo, o luxo da aldeia, somos do Ceará, como diz Ednardo em Terral.
 
Dias 29, 30 e 31 de janeiro , às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia). Classificação livre.

Contato: Halder Gomes (9981.0619)
  
? Fuxico no Dragão
DJs, exposição de fotografias de artistas locais e uma feirinha com vinte jovens expositores em design, moda, produtos terapêuticos e gastronômicos agitam as tardes de domingo do Centro Dragão do Mar. O programa perfeito para jogar longe o marasmo dominical.
_Dia 1º de fevereiro, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

 
? Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
_Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.
 
? Planetário Rubens de Azevedo
O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia).
 
Sessões:
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. 30min.
 
Nos Limites do Oceano Cósmico
Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distante de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.
 
Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min.
 
Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min.
 
Sessões às quintas e sextas-feiras:
18h – Explorando o Universo
19h – Nos Limites do Oceano Cósmico
20h – Origens da Vida
 
Sessões aos sábados e domingos:
17h – ABC do Sistema Solar
18h – Explorando o Universo
19h – Nos Limites do Oceano Cósmico
20h – Origens da Vida
 
26.01.2015
Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar
Luciana Vasconcelos (85 3488.8625 – 8970.8081)