Gás natural: Cegás concluiu 80% da nova linha de distribuição

2 de Março de 2015

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) está implantando uma nova linha tronco para transporte de gás natural entre Fortaleza e o município de Aquiraz, de modo a atender a crescente demanda de condomínios e indústrias que se instalam daquela área ao leste da Capital. O gasoduto subterrâneo terá 24,9 km de extensão atravessando, além de Fortaleza, os municípios de Aquiraz e Eusébio. O equipamento está 80% concluído e deverá ficar pronto ainda em junho próximo. O investimento é de R$ 19,5 milhões.

O gasoduto está utilizando tubulação de 10 polegadas de diâmetro, feitas de aço-carbono, podendo transportar até 500 mil metros cúbicos de Gás natural por dia. Em Fortaleza a Linha passa pelos bairros de Messejana, Cambeba, Cidades dos Funcionários, Engenheiro Luciano Cavalcante, Guararapes, Cocó e Papicu em Fortaleza. A implantação está sendo executada pela Construtora Elevação Ltda.

Edgard Bastos, gerente comercial da Cegás, explica que o equipamento dará maior segurança operacional ao sistema ao atingir a linha tronco já existente – que já possui mais de trinta anos de implantação –  partindo de um ponto de entrega da Petrobras no Mucuripe até o Distrito Industrial em Maracanaú. A nova linha beneficia ainda o Pólo Industrial Tecnológico da Saúde (PITS), em implantação no município de Eusébio, bem como os diversos condomínios implantados e projetados para aquela região.

Cerca de 121 unidades industriais utilizam o gás natural disponibilizado pela Cegás em Fortaleza e na Região Metropolitana. A oferta para este segmento está hoje em torno de 300 mil m³/dia. Na indústria, o gás natural pode ser usado como combustível para fornecimento de calor, como matéria-prima em vários setores: químicos, metalúrgico, plástico, cerâmico, farmacêutico, têxtil, na geração de eletricidade e projetos de co-geração. Seu uso na indústria proporciona benefícios significativos para o meio ambiente, além de diminuir o custo operacional com manutenção de  máquinas, transporte e armazenamento de combustível. O gás natural também provoca a otimização do uso de matérias-primas e consequente melhora nos processos de produção; aumenta a segurança, a eficiência dos equipamentos e a qualidade do produto final.

Saiba mais:

-O trajeto da nova Linha Tronco: Parte do Ponto de entrega da Petrobras no km 23 da rodovia BR-116, no município de Aquiraz, seguindo no sentido norte até o anel viário de Fortaleza no cruzamento com a CE-060, subindo para o norte e percorrendo toda a avenida Washington Soares (CE-040), passando pelos bairros Messejana, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Luciano Cavalcante, Guararapes e Cocó indo se interligar com a antiga linha tronco no bairro do Papicu.

-Em 2014, a Cegás, órgãos vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado -Seinfra e formada pelo Governo do Estado, Gaspetro e recentemente pela Mitsui Gás do Brasil, distribuiu um total de 698,2 milhões de m³ de gás natural, sendo que, os segmentos residencial, de cogeração e comercial apresentaram variações positivas em relação ao ano de 2013, respectivamente nos montantes de 33,73%, 23,65% e 17,79%.

02.03.2015

Assessora de Comunicação da SEINFRA
Marco da Escóssia
Tel.: (85) 8130.9565 ou (85) 3216-3763
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE