Camilo Santana acompanha a chegada da água em Crateús

3 de Março de 2015

“Estou muito feliz. Tenho certeza que a nossa qualidade de vida ficará muito melhor a partir de agora aqui em Crateús”. A felicidade da dona de casa Maria do Rosário, 62, tem justificativa: a adutora de 156 quilômetros, a maior já construída pelo Governo do Estado, foi finalizada e a água chegou para abastecer o município nesta segunda-feira (2). O início do abastecimento, por volta das 21h15, foi acompanhado pelo governador Camilo Santana.

“É com grande alegria que acompanho a chegada da água aqui em Crateús. Ainda faltam alguns ajustes para que a adutora funcione plenamente, mas já podemos dizer que a cidade será novamente abastecida. Aproveito aqui para agradecer aos técnicos que tornaram a adutora realidade e pedir que a população use a água de forma responsável, sem desperdícios”, disse o governador Camilo Santana. 
 

Adutora

A adutora está localizada no âmbito da Bacia Hidrográfica do Acaraú/Sertão de Crateús, transportando água do Açude Araras, na Região Norte, para uma população de mais de 110 mil habitantes nos municípios de Nova Russas e Crateús.  

A extensão do equipamento é de 156 km, com quatro estações elevatórias e vazão de 205 litros por segundo, o equivalente a 738 metros cúbicos por hora. Para Nova Russas, a vazão é de 75 litros por segundo (270 metros cúbicos/hora), enquanto que para Crateús são 130 litros por segundo (468 metros cúbicos/hora). A potência instalada é de 2.325 CV. A obra recebeu investimento da ordem de R$ 82,48 milhões.?

02.03.2015

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898