Semana da Mulher: Sejus leva internas para sessão de cinema

8 de Março de 2015

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) inicia nesta segunda-feira (9) mais uma edição da Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada, com as internas do Instituto Penal Feminino (IPF). Serão palestras motivacionais, ações religiosas e até mesmo uma sessão de cinema. A ação tem como objetivo oferecer uma semana diferenciada no presídio, abordando assuntos que motivem debates, conhecimentos sobre a saúde da mulher, e claro, trabalhar a sua autoestima.

 

A primeira atividade da semana será uma palestra sobre benefícios previdenciários, tema proposto pelos alunos de direito da Faculdade 7 de Setembro. A questão principal será sobre o pecúlio, auxílio reclusão, regras penitenciárias e os benefícios. A ação continua com uma palestra motivacional. No dia 10, haverá uma palestra sobre saúde bucal e outra sobre “Amor e crime”.

 

Um dos pontos altos da programação será uma sessão de cinema no Shopping Benfica. Na quarta-feira (11), 50 internas assistirão ao filme Cine Holliúdy, dirigido pelo cearense Halder Gomes, em uma sessão no shopping. O filme contará com a presença do ator e advogado Haroldo Guimarães que participou do filme com os personagens Ling, Orilaudo Lécio e Munízio e fará um debate com o público.

 

“O objetivo da semana é valorizar as mulheres apenadas levando cultura e motivação. Mostrar que aquele momento no cárcere é passageiro, mas que elas devem buscar conhecimento e crescimento para que saiam da unidade prisional como pessoas melhores”, declara Cristiane Gadelha, Coordenadora da Inclusão Social do Preso e Egresso (Cispe).

 

No dia 12, as internas participam do Dia da Beleza e do culto ecumênico com a Igreja Missão Amiga. O encerramento da semana será com o projeto Querer, uma parceria da Sejus, com Senac e Sebrae, que qualifica e estimula o empreendedorismo entre as internas. Na sexta (13), serão entregues os certificados às internas que concluíram o projeto em 2014 e iniciado o Querer 2015. As internas também receberão kits com produtos de higiene, doados pelos alunos da Fa7.

 

A ação para o dia das mulheres para as servidoras da Sejus será na quarta-feira (11), no auditório da Sejus, das 9h às 11h30. Será feito o teste rápido de HIV, vacinação, atendimento odontológico no carro móvel, entrega de camisinha e uma palestra sobre a saúde da mulher.

 

A Semana da Mulher também terá atividades para as agentes penitenciárias do IPF. Durante todas as tardes as agentes participarão de uma palestra motivacional sobre o combate ao estresse de trabalho.

 

A Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada tem o apoio do Shopping Benfica, Faculdade 7 de Setembro e Pastoral Carcerária.

 

 

08.03.2015

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
85 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com 
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara