Seminário apresenta uso de drones para agricultura

23 de Abril de 2015

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), o Seminário Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Agricultura e Florestas.

O encontro teve o objetivo de mostrar as novas tecnologias como o uso do drones aplicado na agricultura e cadeias produtivas. De acordo com Thamar Akim, da empresa responsável pelas primeiras experiências com o georreferenciamento de áreas de plantio em Minas Gerais, o uso do drones representar uma economia e um avanço na agricultura. “Comparado, por exemplo, com a identificação de áreas de plantio feita manualmente e com o uso do drones, o avanço é muito maior. Enquanto manualmente demora-se até um mês para esse mapeamento, com o drones podemos fazer isso em um dia”, explicou Thamar.

Para Itamar Lemos, coordenador da Agricultura Familiar da Codaf, já existe um debate e encontros para discutir essa nova realidade no processo produtivo rural. “Pensamos nesta inovação, que auxilie os técnicos do campo, que melhor a eficiência do nosso trabalho e do produtor”, disse Itamar, confirmando o multiuso do equipamento na identificação de áreas degradadas, de recursos hídricos, reflorestamento, colheita entre outros.

O encontro aconteceu no auditório do Parque de Exposição e reuniu representantes da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente), produtores e associações.

Produção

Durante o encontro, foi apresentada a experiência com a cadeia extrativista da macaúba em Minas Gerais e o projeto da Plataforma Brasileira de Bioquerosene, uma Parceria Público Privada (PPP) entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e empresas para o uso do bioquerosene na aviação comercial. O projeto tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e durante a Copa do Mundo no Brasil já foram feitos testes em voos nas cidades-sede dos jogos usando o bioquerose.

23.04.2015

Aécio Santiago
Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
85 3101.8105 | 8723.1539
aecio.santiago@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898