Arce apresenta experiência de sucesso da Ouvidoria ao TCE

7 de Maio de 2015

O presidente do conselho diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Adriano Costa, recebeu na tarde desta quinta-feira (7) a visita do conselheiro e ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Itacir Todero, além de Gabriel Macedo e de Karoline Cavalcante, ambos integrantes da Ouvidoria. O encontro serviu para que os visitantes conhecessem melhor as atividades da ouvidoria da Agência que, pelo segundo ano consecutivo, obteve o primeiro lugar na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Estado.

A Ouvidoria do TCE foi instituída em julho de 2014 e, desde então, os responsáveis têm realizado uma série de visitas a outros órgãos estaduais da administração pública com a finalidade de firmar relações e obter experiência no que diz respeito aos procedimentos e práticas da área. Itacir Todero afirmou que o grande desejo dos que fazem o setor no TCE é tornar a Ouvidoria conhecida e procurada pela população. ?Esse canal de comunicação para nós é fundamental?, diz ele.

Para Adriano Costa, esta é uma forma bastante salutar de troca de conhecimentos e de aproximação de gestores. ?Essa sintonia serve para que a população perceba o pleno exercício de direitos e deveres nas relações diárias entre usuários e organizações?. Costa vai além, afirmando que a ouvidoria possibilita à população, a espontânea manifestação de opinião por meio de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, críticas e elogios, concretizando o princípio da eficiência e da transparência?.

A ouvidora-chefe da Arce, Daniela Cambraia, analisa o momento como positivo para a Agência, ?pois as experiências exitosas do ente regulador estão sendo reconhecidas e premiadas, o que deixa a equipe cada vez mais motivada?. Durante a visita, os representantes do TCE tiveram oportunidade de conhecer, em detalhes, as atividades exercidas pela Ouvidoria da Arce, momento em que foram explicados os processos que envolvem a relação órgão e cidadão.

Eles também ouviram sobre as atividades dos demais setores do Ente Regulador que, regido pelos valores da imparcialidade, transparência, honestidade, sustentabilidade e excelência técnica e organizacional, atua nos segmentos de energia elétrica, saneamento básico, transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e distribuição de gás natural canalizado. Além de Adriano Costa e Daniela Cambraia, estiveram no encontro a diretora executiva, Tatiana Cirla, e a assessora da  
presidência, Jarlene Fernandes.

A Arce
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará é uma autarquia especial dotada de independência orçamentária, financeira, funcional e administrativa. Criada em em 30 de dezembro de 1997, através da Lei nº 12.786, a Agência tem como missão garantir condições de equilíbrio entre os interesses dos usuários, do Poder Concedente e das prestadoras dos serviços públicos por ela regulados. As principais atividades são nas áreas de normatização, fiscalização, mediação de conflitos, estudos tarifários, atendimento ao público e relacionamento com a sociedade.

07.05.2015

Assessoria de Imprensa da Arce
Angélica Martins – (85)3101-1020
angelica.martins@arce.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898