Governo inaugura 1ª etapa da obra da encosta do bairro do Seminário no Crato

9 de julho de 2015

    O governador Camilo Santana e o secretário das Cidades, Ivo Gomes, inauguram, nesta sexta-feira (10), às 18 horas, a primeira etapa da obra de recuperação ambiental e de urbanização do bairro Seminário, no município do Crato. A obra, que é uma reivindicação antiga da população da cidade, recebeu investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 20.330.889,01. Ao final da intervenção, serão investidos mais de R$ 31 milhões.

    Foram realizados serviços de contenção da encosta, de recomposição da vegetação e cerca de 16 km de drenagem e de esgotamento sanitário. Também foi construída uma via paisagística no topo da encosta, com extensão total de 1,2 km, incluindo drenagem, esgotamento, terraplenagem, iluminação, paisagismo, passeios acessíveis, sinalização e espaços de contemplação da paisagem, de lazer e de atividades esportivas.

RBairro Seminário2 - Franco Neto    Além disso, parte das famílias afetadas com a obra que moravam nas áreas de risco foi reassentada no Conjunto Habitacional Novo Crato. Outras famílias ainda serão reassentadas no Conjunto Filemom Lima Verde e Conjunto Monsenhor Montenegro.

    Com o projeto, mais de 30 mil pessoas foram diretamente beneficiadas, além de toda a população cratense, que ganhou um novo bairro, dotado de infraestrutura urbana, eliminando os riscos de desmoronamento da encosta e promovendo a saúde dos habitantes do bairro.

    De acordo com o secretário, devido à localização privilegiada do bairro, que fica na parte alta do município do Crato, o local foi sendo habitado, mais intensamente nos últimos 40 anos, de forma não planejada, sem infraestrutura de drenagem e esgotamento sanitário, o que causou uma intensa degradação ambiental do lugar. “Por isso, essa obra é tão significativa, tanto para o Governo do Estado, quanto para a população. Ela realmente transformou o local, proporcionando muito mais dignidade e qualidade de vida aos moradores do Crato”, explica o titular.

Imagens: Franco Neto

09.07.2015

Assessoria de Imprensa da Cidades
Ranne Almeida – ranne.almeida@cidades.ce.gov.br
(85) 3207.5254
Twitter: @Cidades
www.facebook.com/SecretariadasCidadesdoCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias
 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
 (85) 3466.4898