Governador dá início a ações da Ciopaer, Batalhão de Divisas e Raio no Interior neste sábado (11)

10 de julho de 2015

O governador Camilo Santana dará início ao reforço na descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), neste sábado (11), às 9 horas, com a solenidade de inauguração da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, em Juazeiro do Norte. Em seguida, às 10 horas, acontecerá na Praça Padre Cícero, no Centro de Juazeiro do Norte, a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar Região do Cariri, e do Batalhão de Divisas, que irá atuar inicialmente nas fronteiras do Cariri e do Vale do Jaguaribe.

O conjunto de medidas integra compromissos de campanha do governador Camilo Santana na área da segurança pública. “Temos feito a promoção de policiais, rediscutido estratégias e mensalmente eu tenho ido à Secretaria da Segurança Pública para me reunir com os comandos e avaliar a situação de cada região para que a gente possa reforçar e fortalecer a segurança e a tranquilidade do cidadão”, aponta o governador.

ciopaerCom o objetivo de tornar possível a ação permanente da Ciopaer no Interior Sul do Estado, foi realizada uma reforma na base da Coordenadoria no Aeroporto de Juazeiro. Para viabilizar as atividades dos dois batalhões no Interior, o governador Camilo Santana fez a entrega de 48 motos e duas caminhonetes para o reforço das ações do BPRaio, no Cariri, além de seis viaturas para o Batalhão de Divisas, no dia 2 de junho, durante reunião realizada do Programa Em Defesa da Vida, na SSPDS, em Fortaleza. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes, e armamento dos policiais já está disponível.

Interiorização da Ciopaer – Juazeiro

Dentre as melhorias realizadas na base da Ciopaer em Juazeiro foi feito todo o retelhamento do prédio administrativo, troca da instalação elétrica, pisos e sistema hidrossanitário; provisão de instalação de sistema de ar condicionado e TV; reforma do refeitório, cozinha, alojamento e banheiros, bem como da caixa d’água. Além do prédio administrativo, o hangar, que tem capacidade para duas aeronaves, também passou por reformas de pintura e conserto de telhado. A base avançada da Ciopaer conta agora com uma sala para o Governo do Estado, uma recepção e uma sala administrativa da unidade. A frente da Ciopaer, além das melhorias implementadas, recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação asfáltica.

A entrada em operação da Base Cariri representa um avanço operacional para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. Atualmente, com todas as aeronaves baseadas em Fortaleza, a Coordenadoria leva duas horas para alcançar o extremo sul do Estado do Ceará e, agora, o tempo resposta para atendimento em qualquer ponto do Estado cairá para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza e Juazeiro do Norte encontram-se em extremos do Estado, convergindo para o centro em apenas uma hora. Chegar à divisa do Ceará com Pernambuco levará agora entre dez e 30 minutos de voo. A aeronave baseada no Cariri será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atenderá mais de 1,5 milhão de habitantes.

Ampliação do BPRaio

Ao todo, 77 profissionais do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) atuarão no Cariri, divididos em 12 equipes. A região é a primeira a receber equipes fixas fora as que atuam em Fortaleza. Atualmente, o Raio tem em Fortaleza, atualmente, 511 profissionais, 435 motocicletas e seis viaturas.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior, 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Além de Juazeiro do Norte e Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá receberão o batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação.

Batalhão de Divisas

O Batalhão de Divisas é um novo grupamento da Polícia Militar, criado na gestão do governador Camilo Santana, para vigilância contínua das divisas do Ceará com estados vizinhos. O batalhão é mais uma das ações que foram debatidas nas reuniões de monitoramento da SSPDS. Inicialmente, será feito o policiamento nas fronteiras do Ceará com Pernambuco e Rio Grande do Norte. Posteriormente, serão implantadas mais duas turmas para o treinamento de policiais que estarão policiando as divisas com Paraíba e Piauí.

O Batalhão de Divisas será implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares entre oficias e praças. A primeira delas será lançada neste sábado, dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias. As duas companhias contarão com 109 policias.

A 1ª CIA contará com 55 policiais militares, três viaturas e cobrirá cerca de 293,3 Kms de fronteira, nos municípios de Brejo Santo, Jatí, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com o Estado de Pernambuco. Ela será sediada no posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Penaforte, na BR 116, Km 536.

Já a 2ª CIA terá com 54 policiais, três viaturas e ficará responsável por cerca de 290,3 Km, cobrindo os municípios de Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. A 2ª CIA será sediada na Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, nº 1719, Centro de Limoeiro do Norte.

Ampliação das operações

A segunda fase de implantação do Batalhão de Divisas está prevista para setembro com mais duas companhias, sendo a 3ª CIA sediada em Poranga e a 4ª CIA em Chaval, na fronteira com o Piauí. A previsão de início da 3ª e ultima fase é o mês de dezembro com a criação das 5ª Companhia, sediada em Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e a 6ª CIA sediada em Parambú, na divisa com Piauí.

A próxima base da Ciopaer no Interior será instalada em Sobral, no segundo semestre deste ano. O mesmo município receberá a próxima unidade do BPRaio, em outubro. Os policiais da especializada que serão lotados na cidade atenderão a região Norte do Estado. No início de 2016 o Sertão Central receberá equipes do BPRaio e da Ciopaer.

“É importante a pareceria com os municípios, a criação das guardas municipais. Vamos criar agora as delegacias 24 horas no Interior, já fizemos concursos para a Polícia Civil com 750 novos delegados, inspetores, escrivães e até o próximo ano todos já terão ingressados no sistema”, complementa o governador Camilo Santana.

Fotos: Franco Neto / Governo do Ceará

Serviço:

Solenidades, sábado (11 de julho):
9 horas: Base Ciopaer – Juazeiro do Norte/CE: Aeroporto Regional do Cariri – Av. Virgílio Távora, 4.000, Bairro Aeroporto.
10 horas: Batalhão de Divisas e Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio): Praça Padre Cícero, Centro Juazeiro do Norte.
Endereços:
Base Ciopaer – Juazeiro do Norte/CE: Aeroporto Regional do Cariri – Av. Virgílio Távora, 4.000, Bairro Aeroporto.
Batalhão de Divisas – 1ª Cia em Penaforte: Posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Penaforte, na BR 116, Km 536; 2ª CIA em Limoeiro do Norte será sediada na Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, nº 1719, Centro.
Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) – Cariri: Avenida do Agricultor, nº 01, bairro Salgadinho (prédio da Ciops – Juazeiro).

10.07.2015

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome ( kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517)

Gestor de células/secretaria
Ciro Câmara ( ciro.camara@casacivil.ce.gov.br /85 3466.4898)

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estad
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898