Projeto Identidade Funcional: Segunda chamada para recadastramento já começou

30 de julho de 2015

O agendamento da segunda e última chamada do Projeto Identidade Funcional para os servidores ativos, inativos e pensionistas do Governo do Estado, residentes ou lotados em Fortaleza ou Região Metropolitana, foi iniciado na última segunda-feira, 20 de julho. A Identificação Funcional Biométrica é obrigatória e o não comparecimento poderá resultar na suspensão do pagamento ou benefício pelo Governo do Estado.

Veja algumas perguntas frequentes e busque atualizar seus dados cadastrais

Dúvidas de Servidores Ativos

1) O que é o Projeto Identidade Funcional?

O Projeto Identidade Funcional é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG). A ação tem o propósito de aprimorar continuamente o cadastro dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, melhorando a gestão de pessoas e valorizando o funcionário público.

Vale destacar a importância do Projeto Identidade Funcional para que o cadastro dos servidores seja permanentemente atualizado, alimentando assim o Banco de Talentos, por meio do qual o Estado pode avaliar o seu contingente de RH. Com o Projeto, o Governo espera aumentar a eficiência da gestão de recursos humanos por meio da melhoria dos processos e da base cadastral.

2) Quem deve fazer o cadastramento?

No primeiro momento, os servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo do Estado, residentes ou lotados em Fortaleza e nos 14 municípios da Região Metropolitana. São eles: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. Os servidores devem buscar informações de seu agendamento no site www.idfuncional.ce.gov.br

3) Como os servidores ativos efetivos ficam sabendo sobre seu agendamento?

Acessando o site www.idfuncional.ce.gov.br, e clicando em “Consulte seu ID Funcional”. De posse deste número, o servidor acessa a opção “Consulte seu agendamento” e informa o seu ID Funcional. Após a confirmação das informações, o sistema fornecerá data, local e horário em que o servidor deve comparecer.

4) Como devo fazer se não estiver agendado?

Deve aguardar e consultar semanalmente o site do projeto porque a qualquer momento o agendamento poderá ser disponibilizado.

5) Se o servidor ativo efetivo não puder comparecer no dia agendado, como deve proceder?

Deve preencher o “Formulário de Impossibilidade de Comparecimento”, disponível no site www.idfuncional.ce.gov.br , e aguardar a próxima convocação, que será divulgada também pelo site. Esta então será a segunda e última oportunidade de se cadastrar.

6) Quais documentos devem ser apresentados para fazer a identificação biométrica?

É necessário apresentar os originais do RG e CPF. Não é preciso levar fotocópia dos documentos. O servidor também deve comparecer com informação sobre as matrículas que eventualmente possui ou já possuiu, com a finalidade de reconhecê-las ou não durante o processo.

7) Quando e como as pessoas que moram fora da Região Metropolitana de Fortaleza realizarão cadastro?

No momento oportuno, as pessoas que residem em outros municípios ou no exterior terão o atendimento adequado. As informações devem ser acompanhadas no site www.idfuncional.ce.gov.br

8) Como posso obter mais informações ou tirar outras dúvidas sobre esse projeto?

Por meio do telefone 155 da Ouvidoria do Estado ou pelo site www.idfuncional.ce.gov.br

COMO ACESSAR O AGENDAMENTO

Passo a passo

1 – De posse do número de matrícula, o servidor deverá acessar o site do projeto Identidade Funcional (www.idfuncional.ce.gov.br ) e clicar em “Consulte seu ID Funcional”;

2 – De posse do número do seu ID Funcional, clicar em “Consulte seu Agendamento” onde o sistema fornecerá na tela data, horário e local onde o servidor deverá comparecer;

3 – Ao comparecer ao agendamento no dia, hora e local informados, o servidor apresentará os seguintes documentos originais: RG e CPF. Na ocasião, será feita a captura de foto e impressão digital do servidor;

4 – Setenta e duas horas após o cadastramento, o servidor precisará acessar o site do projeto Identidade Funcional e clicar em Validação dos Dados Cadastrais.

Dúvidas de Servidores Aposentados e Pensionistas

1) Quem deve fazer o cadastro biométrico?

No primeiro momento, os servidores ativos, aposentados e pensionistas residentes ou lotados em Fortaleza e nos 14 municípios da Região Metropolitana. São eles: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. Os servidores devem buscar informações de seu agendamento no site www.idfuncional.ce.gov.br.

2) Como é feito o cadastro biométrico?

O cadastro é feito por meio de coleta de impressão digital, fotografia por meio digital e confirmação de dados pessoais básicos. Os documentos necessários para realizar o cadastro são os originais do RG e CPF. Não é necessário tirar cópia da documentação.

3) Se ele não puder comparecer neste dia, o que faz?

É necessário clicar em “Formulário de Impossibilidade de Comparecimento”, no site www.idfuncional.ce.gov.br, preencher o formulário informando o motivo e enviar. Seu cadastro biométrico será remarcado pela segunda e última vez.

4) Deverei ir até a CPREV para fazer minha identificação?

Não. O atendimento do Projeto é realizado em postos específicos, sempre o mais próximo possível de sua residência. Os aposentados e pensionistas devem acessar o site www.idfuncional.ce.gov.br ou ligar para 155 para se informar sobre a data, horário e local em que devem comparecer.

5) O projeto já começou e eu ainda não fui agendado. O que devo fazer?

Todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas que são lotados ou residentes em Fortaleza e Região Metropolitana terão a oportunidade de fazer o cadastramento. Caso o aposentado ou pensionista ainda não tenha sido agendado, aguarde sua vez e consulte semanalmente o seu agendamento.

6) Quem tem mais de uma matrícula, deve fazer o cadastro biométrico mais de uma vez? E a confirmação dos dados, como será?

Sim. O cadastro será feito para cada número de ID Funcional atribuído a pessoa. A validação de seus dados será pelo site www.idfuncional.ce.gov.br.

7) Tenho impossibilidade de locomoção e não poderei comparecer ao local agendado. Como devo proceder?

O aposentado ou pensionista deve preencher o “Formulário de Impossibilidade de Comparecimento”, selecionando a opção “Servidor Inativo ou Pensionista Impossibilitado de Locomoção”, disponível no site www.idfuncional.ce.gov.br, comunicando a situação. O mesmo será reagendado para a segunda chamada. Caso a impossibilidade permaneça, deverá ser preenchido novamente o formulário de impossibilidade de comparecimento, selecionando a mesma opção. Após o encerramento das duas chamadas, a SEPLAG tomará as medidas cabíveis.

8) Quais documentos preciso levar para me cadastrar?

RG e CPF originais. Não é necessário levar cópia dos documentos.

9) Quando e como as pessoas que moram fora de Fortaleza e Região Metropolitana farão a Identidade Funcional?

A informação para esse público também será por meio do site www.idfuncional.ce.gov.br. No primeiro momento, serão chamados somente os servidores ativos, aposentados e pensionistas de Fortaleza e Região Metropolitana.

10) Como posso obter mais informações ou tirar outras dúvidas sobre esse projeto?

Por meio do telefone 155 da Ouvidoria do Estado ou pelo site www.idfuncional.ce.gov.br

INFORMAÇÕES

A Central de Operações do Projeto Identidade Funcional funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8 às 12 e de 14 às 17 horas, e atende pelos telefones 3101-5065 ou 3101-5070.

30.07.2015

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro – (85) 3101 4495

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
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