#Cearáemférias: um passeio pelas praias que fazem de Fortaleza a ‘Terra da Luz’

31 de julho de 2015

“Eu só queria que você fosse um dia ver as praias bonitas do meu Ceará”. O convite é do cantor Fagner que, em 1997, sugeriu na canção “No Ceará é assim” uma visita à orla que a terra de Irapuã, Iracema e Tupã oferece para os turistas que buscam nosso Estado como destino. Em pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur), Fortaleza é a capital mais desejada pelos turistas, ficando atrás apenas do arquipélago de Fernando de Noronha.

Para ajudar no seu roteiro de viagens, o #Cearáemférias, que encerra esta temporada e retorna em dezembro, percorreu as praias da Capital e apresenta diversas opções para o turista e cearense explorarem e desfrutarem com a família durante os 365 dias do ano. Sãos dicas que vão desde o Litoral Leste até o Oeste de Fortaleza, para agradar quem é de fora e também quem vive na terra onde o sol brilha o ano inteiro.

RDestaqueMVS2393

BarradoCeará1Barra do Ceará

Nosso passeio começa na praia do bairro mais antigo de Fortaleza, a Barra do Ceará. Todos os dias, milhares de pessoas cruzam a ponte José Martins Rodrigues, que liga a Capital ao município de Caucaia, e nem percebem que ali existe um espaço que reúne rio, mangue, praia e barcos, formando um cenário bucólico e único na cidade. Sem contar o pôr do sol, bastante concorrido por lá, e que é um espetáculo à parte do local.

RPersoBarra1O morador e presidente da Associação dos Barqueiros da Barra do Ceará, Alberto de Souza, garante que não faltam motivos para conhecer o local. “Costumamos dizer que aqui é um patrimônio histórico ambiental. Uma praia bem servida de transporte público, com uma variedade de barracas que oferecem uma culinária rica em mariscos e, principalmente, bastante segura”, informou.

O empresário disse também que “um serviço bastante procurado pelos frequentadores da Barra do Ceará é o passeio de barco, que realiza a travessia dos banhistas até o ponto de banho da praia”. Em uma viagem ecológica de duas horas, barqueiros levam os passageiros para conhecerem, em uma extensão de seis quilômetros, as belezas naturais do local. A prática é regulamentada pela Capitania dos Portos do Ceará e atende a exigências do órgão para funcionar.

O policial militar Francilêudo Rodrigues, de 48 anos, leva a família ao local há 18 anos e diz ser uma boa opção para quem não conhece. “Aqui oferece uma boa área de lazer, com o passeio de barco no rio, as diversas barracas e a praia calma – ideal para as crianças. O turista que vier pra cá não vai se arrepender. Tem o passeio de barco no mangue, a vista da ponte e um belo pôr do sol”, enfatizou.

RLesteOesteLeste-Oeste

A praia apresenta um importante valor para a população local, já que é frequentada por moradores de bairros adjacentes. No passeio, foi observado que os frequentadores costumam realizar diversas práticas de lazer como: banho de mar; banho de sol; futebol de areia; frescobol; surf, dentre outros. A pesca é a atividade econômica mais antiga na região, e prevalece até hoje, com a venda dos peixes nas barracas.

Rpersonagem4O empresário Haroldo Soares, de 30 anos, desfaz o mito de que o local sofre com o odor e fala sobre a segurança na área. “Muitas pessoas pensam que a praia é condenada devido ao mau cheiro, mas se enganam quando visitam nossa orla. Nós temos aqui policiamento e salva-vidas, que garantem nossa segurança, e a certeza da satisfação do nosso cliente com os mais variados pratos que servimos aqui”, disse. Segundo ele, os frequentadores só aumentam na Leste-Oeste. “Muita gente, por curiosidade, acaba visitando a praia e se encanta com o cenário que encontra”, pontuou.

O piauiense Ailton Lima, de 30 anos, que trouxe a família para Leste-Oeste, se encantou com a praia e disse que vai indicar para os amigos. “Ouvimos falar do contraste que existe aqui, mas quando chegamos à praia vimos que é outra realidade, bem diferente do que dizem. É uma praia linda, tranquila e ideal para trazer a família. Quem me perguntar, a Leste-Oeste é a primeira praia que vou indicar”, ressaltou.

RPRAIA FUTUROPraia do futuro

Preferida de fortalezenses e turistas para banhos e mergulhos, a Praia do Futuro fica um pouco mais afastada do centro urbano da cidade e possui diversas barracas marcadas pelo requinte e sofisticação, que dispõem de equipamentos como piscinas e toboágua, e outras mais simples e rústicas. A área é conhecida internacionalmente pela boa infraestrutura turística, com restaurantes, pousadas e hotéis. O lazer mais comum nessa praia, que é bastante movimentada, é o surf e o windsurf, pois os ventos são favoráveis para exercer esses esportes.

De acordo com a presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, a área é mais do que preparada para receber os milhares banhistas que passam pelo local. “A Praia do Futuro possui uma extensão de 8km, com 80 barracas dos mais diferentes portes, profissionais preparados e uma gastronomia bastante diversificada. Mas nada seria possível se não tivéssemos um povo acolhedor e uma beleza natural bastante invejada: um ‘marzão’ bonito e um sol que brilha o ano inteiro”, disse.

A empresária afirma ainda que,mesmo com o desafio de atender as mais variadas preferências dos clientes, é possível realizar um serviço de qualidade. “Se nossa orla agrada o cearense, ela também agrada o turista. Ou seja, um ambiente bastante democrático que atende todos os nativos e quem é de fora, ambos com diferentes gostos. E, graças a Deus, mesmo com esse desafio, conseguimos atender a demanda”, informou.

O carioca Leandro Guilherme, de 31 anos, ficou impressionado com o local e disse que voltará sempre à Fortaleza. “No Rio falam muito dessa praia e resolvi conferir de perto as belezas que ela oferece. Garanto a você que não me decepcionei e retornarei para curtir o lugar mais vezes. Quem passar pelo Ceará e tiver a oportunidade de visitar essa praia, eu indico”, salientou.

O casal manauense Rodrigo de Brito e Priscilla Lins, ambos de 27 anos, aprovam a orla e afirmam terem acertados na escolha das férias. “Primeira vez em Fortaleza e achei o máximo essa praia. Não me espanta chegar aqui e me deparar com esse cenário porque só ouvi boas referências”, afirmou o programador. “Essa praia é maravilhosa, com música ao vivo, lotada o tempo todo e com um bom atendimento dos barraqueiros”, completou ela.

A goianiense Raquel Arruda, de 28 anos, parabenizou o cuidado com a orla e disse ter sido bem recepcionada na Capital. “O Governo está de parabéns por explorar este espaço como ponto turístico e conservar o ambiente limpo e organizado. Minha turma ficou encantada com a recepção dos cearenses e com a atenção que tivemos aqui. Certamente iremos voltar.”, enfatizou a analista de marketing.

RSabiaguabaSabiaguaba

Com uma espaçosa faixa de areia clara e águas tranquilas, a Praia da Sabiaguaba possui moderada infraestrutura e conta com duas Unidades de Conservação Ambiental: o Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba e a Área de Proteção Ambiental de Sabiaguaba, que têm o objetivo de assegurar a preservação ambiental, o turismo ecológico e o desenvolvimento de atividades que não comprometam o equilíbrio do meio ambiente. O clima tranquilo favorece aos que desejam relaxar, repondo as energias. Os amantes da pescaria têm no local o espaço apropriado para a prática da atividade.

Para a empresária Giovanna Lins, de 49 anos, não é difícil encontrar uma maneira de agradar seus clientes, já que o pôr do sol, vista do seu estabelecimento, é bastante deslumbrante. “Convido a todos para conhecerem este espaço e apreciarem o mais belo pôr do sol que Fortaleza possui. Tenho certeza que vocês não se arrependerão de terem esse contato com a natureza”, comunicou. Ela ainda agradeceu o reconhecimento do público.“Quem me botou pra cima e garantiu o sucesso desse espaço foi o cearense, por isso tenho todo um cuidado com essa turminha”, falou.

A assistente comercial Ivana Torres, de 36 anos, já conhecia o local, mas nunca tinha apreciado o pôr do sol. “Sempre vejo as imagens tiradas do pôr do sol da Sabiaguaba e hoje resolvi presenciar, na companhia do meu namorado, que visita pela primeira vez o local”, informou. O paulista Luiz Oliveira, de 47 anos, confirmou ter recebido o convite da namorada e se apaixonou pela vista exuberante que o local oferece. “O lugar é maravilhoso, um visual muito bonito e não tenha dúvidas que não só voltarei, mas também indicarei para amigos”, salientou.

Fotos: Marcos Studart e Queiroz Netto / Governo do Estado

Serviço:

Albertu’s Restaurante (Associação dos Barqueiros da Barra do Ceará)
Aberto diariamente, de 10h à meia-noite
Endereço: Av. Radialista José Lima Verde, nº 746 – Barra do Ceará
Contato: Alberto de Souza – 3485.6945

Barraca O Haroldo
Aberto diariamente, de 8h às 18 horas.
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, nº 1512 – Moura Brasil
Contato: Haroldo Soares

Barraca Marulho (Associação dos Empresários da Praia do Futuro)
Aberto diariamente, de 8h às 18 horas.
Endereço: Av. Zezé Diogo, 3007 – Praia do Futuro
Contato: Fátima Queiroz – 3458 3689

Tempero do Mangue
Aberto de sexta a domingo.
Sextas, a partir das 16h. Sábados e domingos, de 11h à meia-noite
Endereço: Rua Sabiaguaba, nº 248 – Sabiaguaba
Contato: Giovanna Lins – 989.677.940

31.07.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem
(85) 3466.4899 / 8872.3758

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898