Programação da Secult apresenta festival, oficinas, laboratórios, cinema e exposições

6 de novembro de 2015

Novembro chegou com as comemorações do Dia Nacional da Cultura e mostrou que para acompanhar a programação completa dos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará é preciso ter muita energia! É que as atividades são diversas e podem ser conferidas, inclusive às segundas-feiras, em alguns dos 15 palcos das artes ligados ao Estado. Para este final de semana, tem atividade começando na sexta-feira, 06, a partir das 13h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Trata-se do Diálogo Cultural, realizado no Museu da Cultura Cearense, em um encontro do educativo a partir das 13h, no miniauditório do MCC. O Diálogo Cultural será mediado por Eduardo Abreu e tratará sobre Candomblé e Ancestralidade.

Ainda pela tarde, às 15h, outro equipamento que oferece programação gratuita é a Biblioteca Pública Espaço Estação, com a Oficina “Histórias e Quintais”, ação realizada em parceria com o Projeto Criança Feliz. A vivência ocorrerá no espaço verde da Biblioteca.

Voltando ao Centro Dragão do Mar, a partir das 19h, o público poderá conferir a abertura da segunda edição do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana, com a intervenção de David da Paz, seguida do espetáculo O Grande Circo e Nossas Ruas, do Grupo Teruá, e show da banda cearense Astronauta Marinho (foto).

O Centro da Cidade também reserva grandes apresentações para a noite de sexta-feira, 06, às 18h, com Mostra de Esquetes Grite realizada no Teatro Morro do Ouro. Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (meia). A atividade ocorre ainda no sábado e domingo, dias 07 e 08/11, sempre às 18h. Na sequência da sexta-feira, 06, será apresentado às 19h o espetáculo “Suspiros e Burbujas”. Na peça é criada uma atmosfera mágica, um encontro espontâneo com o público pelo encantamento do palhaço, da palhaça, das bolhas gigantes e da singela música feita pelo acordeon, escaleta e buzinas.

Também na sexta-feira, 06, às 20h, o Cineteatro São Luiz traz o músico Paulinho Pedra Azul em única apresentação em Fortaleza comemorando os seus 60 anos. Os ingressos para o show do cantor de “Jardim da Fantasia”, mais conhecida como “Bem-te-vi”, estão à venda, por R$ 50 e R$ 25 (meia) na Bilheteria do São Luiz (Rua Major Facundo, 500. Praça do Ferreira) aberta das 10h às 18h30, na Casa dos Relojoeiros (Centro e Iguatemi) e no site www.ingressorapido.com.br (link direto:http://bit.ly/1Py5jyF).

Sábado tem a Secult na 6ª Edição do Viva o Centro Fortaleza

Com o objetivo de valorizar o Centro de Fortaleza sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação dos espaços públicos e privados, será realizada neste sábado, 07/11, a sexta edição do projeto “Viva o Centro Fortaleza”, em museus, teatros, praças, equipamentos e lugares de fruição cultural, tudo com uma programação gratuita que inicia de manhã e vai até a noite.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) é uma das instituições que integra o projeto realizando ações mensais, aos sábados, durante todo o dia, com programação articulada entre os espaços participantes. A ação faz um convite para um outro olhar sobre o Centro e seus equipamentos e instituições culturais com programação permanente.

O Theatro José de Alencar, o Museu do Ceará, o Cineteatro São Luiz, a Biblioteca Pública Espaço Estação, o Sobrado Dr.José Lourenço, o Teatro Carlos Câmara e a Casa de Juvenal Galeno estão com programações abertas ao público com exposições, filmes, palestras, peças teatrais, oficinas natalinas e shows. Participe!

Cineteatro São Luiz exibe sessões especiais dos filmes “Hiper Mulheres”, “Viver É Fácil Com Os Olhos Fechados” e o “O Sal da Terra”

Neste sábado e domingo, dias 07 e 08/11, a turma que curte cinema poderá conferir ainda sessões especiais de filmes nacionais e estrangeiros, no Cineteatro São Luiz, equipamento da SECULT. No sábado, 06/11, integrando o Viva o Centro Fortaleza, serão veiculados o filme brasileiro “As Hiper Mulheres”, de Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro, às 10h, e o espanhol “Viver É Fácil com os Olhos Fechados”, de David Trueba, às 15h30 e 18h30. Entrada: R$ 6,00 inteira / R$ 3,00 meia | Classificação Indicativa: 14 anos

No domingo, dia 8/11, haverá sessão especial para professores da Rede Municipal de Educação, às 16h e às 18h30, do documentário “O Sal da Terra”, de Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado. Produção Brasil e França. O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

Últimos dias em cartaz

O Sobrado Dr. José Lourenço segue em cartaz até o dia 28/11, das 9h às 16h, com as exposições “Versus” e “Mostra da Gravura Brasileira”. A exposição “Ademir me ensinou a ver o Mar” segue aberta à visitação até o dia 09/11, na Galeria Ramos Cotoco do Theatro José de Alencar.

Domingo tem programação infantil no Teatro Carlos Câmara

Repleta de música, teatro e poesia, a apresentação infantil “Histórias de Andarilhos” do Grupo Teruá, que será realizada neste domingo, 8 de novembro, às 10h, gratuitamente, trará a cena a riqueza da oralidade popular inspirada nos Griôs, mestres contadores de histórias que utilizam música e poesia para falar de magia, reinos, causos e adivinhações, saem em comunidades contando e coletando historias pelo caminho. As histórias contadas pelos andarilhos são frutos da tradição popular e são repassadas as novas gerações de forma lúdica e criativa. Historias de reis, princesas, desafio e superação. O espetáculo conta com a direção de Gleilton Silva e Liana Cavalcante.

A programação do Final de Semana dos equipamentos da Secult você encontra no site: www.secult.ce.gov.br

06.11.2015

Assessoria de imprensa da Secult