CAR no Ceará atinge crescimento de 31,53% segundo boletim florestal brasileiro

30 de novembro de 2015

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Diretoria Florestal (Diflo), tem realizado esforços para implantar o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no Ceará. Com isso, a equipe do CAR-Diflo comemora o avanço do múmero de imóveis cujos proprietários ou posseiros aderiram ao cadastramento no Estado, conforme mostra dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) divulgados nesse mês de outubro, em seu sítio eletrônico.

O último boletim informativo do SBF revelou um crescimento de 31,53% em relação aos dados publicados no mês de setembro. O resultado contempla o cadastramento do total de 9.845 imóveis no Estado do Ceará. “O crescimento significativo nos registros do CAR, mostra o trabalho da equipe técnica da Semace-Diflo e parcerias com trabalhadores rurais, gestores públicos e terceiro setor, sensibilizando, mobilizando e capacitando os municípios cearenses”, analisa a técnica da Diflo, Tereza Farias.

A Semace adotou a divisão do Estado em 13 terrítórios rurais, conforme proposição do IPECE, dos quais já foram contemplados os territórios do Cariri, Inhamuns, Jaguaribe, Sertão Central, Região Metropolitana, Maciço de Baturité e Sobral. Ao todo, somam 50 municípios contemplados com treinamentos de agentes para atender demandas sobre o cadastramento. A capacitação tem como objetivo formar multiplicadores e cadastradores para que os mesmos possam auxiliar de forma gratuita os pequenos proprietários rurais (até quatro módulos fiscais) a se cadastrarem no CAR e divulgarem as questões relativas ao cadastramento. As exigências para o cadastro atendem recomendações do novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

30.11.2015

Ana Luzia Brito
Jornalista/Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
85 3101.5554 – comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil