‘Corre Pra Vida’ supera cinco mil atendimentos

23 de março de 2016

Contêiner do projeto funciona no Centro de Fortaleza.

Implementado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) há pouco mais de quatro meses, o Corre Pra Vida apresenta números significativos que reforçam a importância da iniciativa. O projeto vem possibilitando à população em situação de rua e socialmente vulnerável o acesso a atividades de autocuidado, serviços de saúde e à rede socioassistencial em Fortaleza.

No ponto de acolhimento e abordagem (contêiner), instalado no Oitão Preto, no Centro da capital cearense, os profissionais interdisciplinares e redutores de danos já realizaram 5.157 atendimentos desde a operação do equipamento, no início de novembro de 2015. Além disso, ocorreram 465 abordagens de rua com a utilização de unidade móvel, além de 141 encaminhamentos e acompanhamentos.

Hoje, em média, são realizados 100 atendimentos por dia a pessoas em situação de rua somente no contêiner, incluindo, além do acesso a serviços públicos diversos, a utilização de chuveiro e sanitário e a oferta de insumos de higiene e saúde. O projeto também proporciona a participação dos usuários em atividades de caráter informativo e educativo, reinserção familiar, profissional e social, bem como ações de redução de riscos e danos dentre os que fazem uso de substâncias psicoativas e álcool. A ideia é proporcionar acolhimento, tratamento e a ressocialização.

O contêiner do Corre Pra Vida estará aberto de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. As abordagens dos técnicos proporcionam a vinculação dos usuários com a equipe do projeto, facilitando a identificação das suas necessidades e o consequente encaminhamento das demandas. Mas, é o usuário que decide se quer se tornar um dos beneficiários do projeto, não havendo quaisquer tipos de imposições.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, destaca a importância do projeto para a população em situação de rua e/ou vulnerabilidade, em especial aquelas pessoas que fazem uso problemático de drogas. Ela lembra que o Corre Pra Vida foi implementado pela SPD numa forma de resgatar a cidadania da população de rua e em outros contextos de vulnerabilidade social, reduzindo os danos do uso de drogas e promovendo direitos e a inserção nas diversas políticas públicas.

23.03.2016

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 / 3238.5090– lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spd.ce.gov.br

Ciro Câmara / Wania Caldas
Gestores de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898