Hemoce garante atendimento a 388 unidades de saúde no Estado

11 de Abril de 2016

Com o estoque diário de 300 a 350 bolsas de sangue, o Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, garante atendimento a 388 unidades de saúde na Capital e no Interior, oferecendo serviço de qualidade para quem precisa de transfusão de sangue. O estoque é controlado diariamente em cima de um valor ideal para todos os tipos sanguíneos com uma margem de segurança de pelo menos três dias. Com essa estatística é possível monitorar a quantidade de bolsas de sangue existentes e ideais, permitindo um planejamento que garante fornecimento de hemocomponentes para 94% dos leitos hospitalares e 100% da rede SUS no Ceará.

Para manter o estoque de sangue sempre abastecido, o Hemoce realiza diversas campanhas de conscientização e mobilização de voluntários, ressaltando a importância da doação. O hemocentro conta ainda com a parceria de empresas, igrejas, shoppings, faculdades, associações, entre outros, que participam formando grupos de doadores e incentivando o cadastro de novos voluntários. Com apenas uma doação é possível beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue é dividido em quatro componentes: hemácias, plasma, plaquetas e outros.

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode se candidatar à doação de sangue em uma das unidades do Hemoce. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.

Para facilitar a doação, há opções de coleta em vários pontos na capital e no interior. Em Fortaleza, além da sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, os voluntários podem doar no posto de coleta no IJF e na sede do Vapt Vupt em Messejana, onde há uma unidade móvel até o final deste mês. Quem não estiver na capital cearense, o Hemoce recebe os voluntários nos hemocentros regionais nas cidades de Iguatu, Sobral, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte.

11.04.2016

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308

Assinatura coornenadoria matérias