Secult conta com novas secretárias adjunta e executiva e novos coordenadores

11 de Abril de 2016

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) conta com novas secretárias adjunta e executiva, além de novos coordenadores, que se somam à equipe da Secretaria, dirigida pelo secretário Fabiano dos Santos.

A produtora e gestora cultural Suzete Nunes é a nova secretária adjunta. Graduada em História, com formação e experiência em produção, gestão, formação e pesquisa, integrou a equipe do Ministério da Cultura (MinC) de 2008 a 2015, participando da estruturação da Diretoria de Livro e Leitura, como diretora coordenadora geral de economia do livro. Na Secretaria de Articulação Institucional (SAI), coordenou ações de implantação e modernização de bibliotecas do Programa Mais Cultura, de 2008 a 2010.

Também integrou a equipe de criação da Secretaria da Economia Criativa (2011/2013), como coordenadora geral e diretora substituta de Gestão e Inovação. Entre 2013 e 2015, trabalhou na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Foi ainda consultora da Unesco para o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL).

Suzete Nunes retorna à Secult após ter participado da gestão da política cultural estadual entre 2003 e 2006, onde respondeu pela implantação e gerência do núcleo de articulação regional e dos fóruns de cultura e turismo. Coordenou a implantação do Projeto “Talentos da Cultura”, com recursos oriundos do Fundo de Combate a Pobreza (Fecop) e assumiu em 2005 a Coordenação Geral do projeto “Cultura em Movimento: Secult Itinerante”, reconhecido nacionalmente pelo “Prêmio Cultura Viva”, do Ministério da Cultura (1º lugar na categoria Gestão Pública em  2006) e pelo Prêmio Pensarte de Gestão Cultural (1º lugar em 2007).

Também no Ceará, destacou-se na coordenação dos projetos de música do Centro Cultural Banco do Nordeste, promovendo centenas de shows entre 2001 e 2005, contribuindo para formação de plateia e para a revelação e consolidação de inúmeros nomes da cena musical.

Secretária executiva

Andréa Rocha é a nova secretária executiva da Secult. Com experiência na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), foi coordenadora de Protagonismo Estudantil, na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea). Também na Seduc, de 2011 a 2014 exerceu o cargo de coordenadora da Educação Profissional.

Graduada em Ciências Contábeis, tem especialização em Contabilidade Gerencial Pública e Privada, especialização em Arte Educação, Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas e MBA em Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais.

Foi secretária de Cultura do município de Sobral, onde também exerceu os cargos de coordenadora do Núcleo de Arte, Educação e Cultura da Secretaria da Cultura e Turismo.

Coordenadoria de Ação Cultural – Valéria Cordeiro

Valéria Cordeiro é administradora e produtora cultural. Foi uma das diretoras da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará, sócia-fundadora da Mídia Mix Comunicação Viva e integrante do coletivo Rede Ceará de Música, ligado ao Circuito Fora do Eixo. Participou da produção de vídeos como o DVD “Irmãos Aniceto e a Orquestra Eleazar de Carvalho”, o curta-metragem “Mulher Biônica”, de Armando Praça, e o longa “Bezerra de Menezes, o Médico dos Pobres”, de Glauber Filho e Joe Pimentel. De 2002 a 2015 foi coordenadora de produção da Feira da Música de Fortaleza, evento que se tornou referência nacional. Coordenou e participou de diversos eventos e projetos culturais, como o programa Entrepontos, de formação de profissionais para o setor cultural, em vários municípios do Interior cearense.

Coordenadoria de Fomento e Incentivo à Cultura – Marcia Araújo

Marcia Araújo é graduada em serviço social e especialista em gestão de cidades e projetos sociais. Foi professora universitária, assessora técnica da Procuradoria Geral do Estado do Ceará, consultora da Fundação Getúlio Vargas. Retorna agora à Secult, onde trabalhou de 2005 a 2009, em diversos cargos, com destaque para a gerência executiva do Fundo Estadual de Cultura (FEC) e do Mecenato, para a gerência administrativo-financeira da Coordenadoria de Ação Cultural, para o monitoramento de projetos culturais do Programa de Valorização das Culturas Regionais e para a supervisão do Curso Processos de Elaboração de Planos Municipais de Cultura, através do Projeto Secult Itinerante em parceria com o Sebrae, além da participação em diversas publicações da Secretaria. Também atuou na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA).

Diretoria de Cidadania e Cultura do Instituto de Arte e Cultura do Ceará – Luísa Cela

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, tem mestrado em saúde pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e especialização em arte-terapia pelo Instituto Áquila. Possui experiência na área de produção cultural, em projetos e eventos como Festival UFC de Cultura, Festival Latinoamericano das Juventudes de Fortaleza, Congresso da Associação Rede Unida, Virada Cultural Contra a Redução da Maioridade Penal. De 2014 a 2016 foi Diretora de Promoção de Direitos Humanos da Rede Cuca.

Diretora de Articulação Institucional do Instituto de Arte e Cultura do Ceará e Gestora do Cineteatro São Luiz – Rachel Gadelha

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e graduada em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), possui pós-graduações em Administração e Gestão em Organização de Eventos pela Universidade Estadual do Ceará e Master en Gestión Cultural pela Universidade de Barcelona. Foi diretora da Via de Comunicação (1997 a 2015), empresa idealizadora e realizadora do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga.

Co-organizadora do Livro “Economia Criativa: Uma Nova Perspectiva”, editado em 2007 e produtora executiva do livro “Nos Acordes do Jazz & Blues: Memórias do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga ”, editado em 2013. É autora do livro “Produção Cultural: conformações, configurações e paradoxos” publicado em 2015 pelo Armazém da Cultura e Secretaria da Cultura do Ceará. Leciona cursos e disciplinas na área de produção e gestão cultural em universidades e instituições de ensino. Foi coordenadora pedagógica do curso técnico Laboratório de Produção Cultural e gestora do Minimuseu Firmeza.

Coordenadoria de Conhecimento e Formação Cultural – Lenildo Gomes

Lenildo Gomes é gestor cultural, produtor, pesquisador em linguagens artísticas, sociólogo e professor. Atuou como Coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes/Secretaria de Cultura de Fortaleza, de 2007 a 2012. Foi Coordenador de Criação e Fomento da mesma Secretaria entre 2013 e 2015. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa na área de Cinema, tem formação em dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar.

É pesquisador e realizador em audiovisual, professor e oficineiro de cursos de formação nas áreas de linguagem audiovisual, história do cinema, roteiro, cinema e educação. É professor de ensino superior na área de Comunicação Social, Sociologia, Ciência Política, Filosofia e Economia Política, assim como em diversos processos formais ou informais de ensino. Possui experiência em gestão de ONG e OS, na parte de execução administrativa, pedagógica e financeira de projetos e cursos na área de arte e cultura.

Coordenadoria Administrativo-financeira – Carlos Augusto Monteiro

Graduado em ciências contábeis, administrativas e jurídicas pela Universidade de Fortaleza, Carlos Augusto Monteiro é servidor público estadual e tem especialização em controladoria e gerência contábil. Foi orientador da Célula Financeira da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e supervisor do Núcleo Financeiro da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), onde também foi gerente membro da Comissão de Financiamento e Crédito para Fomento ao Turismo e gerente da Comissão de Apoio à Gestão de Pequena e Média Empresa, além de diretor administrativo. Também foi gerente e coordenador administrativo-financeiro do Prodetur/Ceará.

11.04.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
98699-6524 – Dalwton Moura