Sistema Estadual de Museus do Ceará é contemplado em edital do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

11 de Abril de 2016

O Sistema Estadual de Museus do Ceará acaba de ser contemplado no Edital Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus, do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), como uma das cinco propostas de todo o País.

Os selecionados farão parte de um banco de projetos e serão apoiados de acordo com a disponibilidade orçamentária do Instituto Brasileiro de Museus. Esta é a segunda edição do chamamento, que apoia projetos com repasse entre R$150 mil e R$ 200 mil.

A coordenadora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Carolina Ruoso, ressalta que, desde a criação do sistema, o Ceará desenvolveu várias ações relacionadas à museologia. “O SEM-CE é o segundo Sistema Estadual de Museus criado no Brasil e tem colaborado com o Sistema Nacional de Museus. A história da sua trajetória, incluindo a atuação dos diferentes profissionais que trabalharam no SEM-CE e o importante engajamento dos museus, de seus gestores e trabalhadores, que estão integrados, certamente contribuem muito para a avaliação do Ibram”, destaca.

“O novo apoio vai permitir que possamos dar continuidade aos trabalhos construindo de maneira cooperada os subsídios para uma política de museus no Ceará, de acordo com suas áreas específicas. Os museus ganharam uma oportunidade de formação e construção conjunta dos subsídios museológicos para o Ceará”, complementa Carol Ruoso, que trabalhou no projeto juntamente com o técnico Weber Porfírio, do SEM-CE.

 

Entrada franca: museus de portas abertas

O Museu do Ceará e o Museu Sacro São José de Ribamar, equipamentos da Secult e integrantes do Sistema, são dirigidos pela historiadora Carla Vieira. O Museu do Ceará fica na Rua São Paulo, 51, Centro, e abre de terça-feira a sábado, sempre das 9h às 17h. Contatos: (85) 3101.2610 – 3101.2611. Nos mesmos dias e horários funciona o Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz, na Praça Cônego Araripe. Contatos: 3101.2818, 3361.2535.

11.04.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
98699-6524 – Dalwton Moura