Hemoce promove a 10ª Semana do Doador

14 de novembro de 2016


Homenagens a doadores e parceiros serão feitas em todo o Estado; programação visa a conscientizar para a doação voluntária e altruísta

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) prepara uma programação especial para Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que será comemorada entre os dias 21 e 27 de novembro.

Neste período, tanto o hemocentro coordenador, em Fortaleza, quanto as unidades do interior – Sobral, Crato, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte – vão receber os candidatos à doação com apresentações musicais, de coral, humoristas e mágicos; testes rápidos de glicemia e pressão arterial; cuidados com o corpo, tais como massagem, limpeza de pele e spa das mãos; blitzes educativas; passeatas; cultos ecumênicos; passeio ciclístico e homenagens a doadores e parceiros. O objetivo destas ações, realizadas graças ao engajamento de voluntários e empresas parceiras, é sensibilizar as pessoas para a doação altruísta de sangue.

A programação começa mais cedo em Fortaleza: no dia 17, às 19h, o posto de coleta instalado no shopping Rio Mar Kennedy receberá a solenidade de abertura da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Na ocasião, haverá apresentação do Coral da Unimed, distribuição de mudas (em parceria com o projeto #plantandobem) e, a partir das 13h, medição de glicemia e pressão arterial.

O ponto alto da Semana do Doador é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro. Nesta data, os candidatos à doação serão recebidos na sede do Hemoce com alvorada da Banda Major Xavier Torres, da Polícia Militar. Às 10h, no auditório, haverá uma homenagem aos doadores e parceiros, com a entrega do selo Organização Cidadã, do Troféu Amigos do Hemoce e de medalhas para os doadores. No encerramento, haverá apresentação do Coral e da Camerata da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A Semana do Doador também marca o aniversário de 33 anos do Hemoce, instituição da rede de saúde pública de saúde do Ceará reconhecida pela qualidade dos seus serviços. “Neste ano, temos muitos motivos para comemorar: além de estarmos na décima edição da Semana do Doador, renovamos, pelo quinto ano consecutivo, a certificação ISO 9001. Isto atesta a excelência dos nossos processos e nos torna referência nacional na produção de hemocomponentes e no respeito tanto aos doadores quanto aos milhares de pacientes que precisam diariamente de transfusões em 427 unidades de saúde atendidas pelo Hemoce”, comenta a diretora geral da instituição, Luciana Carlos.

Saiba mais

Selo Organização Cidadã: é outorgado a empresas, ONG’s ou instituições públicas que se comprometem em convênio com o Hemoce a promover ações em prol da doação voluntária e altruísta de sangue.

Troféu Amigos do Hemoce: entregue a pessoas, empresas e instituições que se destacam no incentivo à doação no decorrer do ano.

Medalhas para doadores: são dadas para os doadores mais frequentes de cada tipo, por exemplo: plaquetas, RH positivo, RH negativo, maior e menor idade, entre outros.

Programação completa: www.hemoce.ce.gov.br

14.11.2016

Tunay Moraes Peixoto
Assessoria de Imprensa – Hemoce
(85) 99947.7234 / 3101.2300

Expediente coordenadoria-01