Saúde inscreve para curso sobre diagnóstico precoce de linfomas

13 de março de 2017 # # # #

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), através do Núcleo de Telessaúde do Ceará, inicia nesta segunda-feira (13), as inscrições para o curso de capacitação em diagnóstico precoce para linfomas. O curso, realizado em parceria com o Instituto Roda da Vida e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, é para enfermeiros e farmacêuticos da rede pública de saúde estadual e municipal. As inscrições podem ser feitas no site da Sesa (inscreva-se aqui) e estarão abertas até o dia 31 de março.

Esta é a segunda fase da capacitação. Em novembro de 2016, na primeira etapa, 234 médicos do Programa Saúde da Família foram capacitados. Agora, enfermeiros e farmacêuticos serão treinados e orientados sobre a importância de identificar os sinais e sintomas precoces do linfoma. De acordo com a coordenadora do curso, a médica onco-hematologista Paola Tôrres, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Por isso é fundamental informar e orientar sobre a doença. “O curso não é só para capacitar, mas também para informar. Saber a diferença, orientar quando é linfoma. Se a pessoa chega cedo, tomará menos remédio, ficará menos tempo longe da família. Tempo é cura”, afirma.

O curso será na modalidade de Educação a Distância (EAD), com carga horária de 40 horas. Haverá uma aula presencial para treinamento monitorado, com duração de 8 horas. As aulas iniciarão no dia 3 de abril. Segundo Paola Tôrres, os enfermeiros capacitados serão tutores dos agentes de saúde, os quais participarão da próxima etapa do curso. “O agente de saúde é um agente de transformação social”, ressalta a médica onco-hematologista sobre a importância da participação dos profissionais da atenção básica. “Este ano serão capacitados 5.000 agentes de saúde”, enfatiza.

Sobre o linfoma

A cada mês, surgem 300 a 400 novos casos de linfoma. Mais de 70% dos pacientes chegam ao hospital já com o estágio avançado, o que diminui as chances de cura. Os casos mais comuns ocorrem em adultos e os sintomas podem se confundir com outras doenças. Por isso é importante ficar atento aos sinais. Por exemplo, se a íngua aumenta com o tempo e não some, além dos sinais de febre e perda de peso, a pessoa deve procurar um médico imediatamente.

O linfoma é um câncer (tumor maligno) que tem origem no sistema linfático, uma rede complexa de tubos (vasos linfáticos), nódulos (ou linfonodos) e outros órgãos, que é responsável pelo transporte de linfócitos (glóbulos brancos), entre outras substâncias, através dos vasos linfáticos, para todas as partes do corpo. A doença se desenvolve nos linfonodos, encontrados em várias partes do corpo, principalmente na axila, no pescoço e na virilha.

Telessaúde

A transmissão de palestras e cursos é feita através do telessaúde, que permite a preparação e atualização de profissionais à distância, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Pela web conferência, por meio de som e imagens, os palestrantes se comunicam com profissionais de saúde dos municípios de diferentes regiões do estado. Além da exposição da palestrante, há interação entre os participantes por meio de perguntas e respostas.

Clique aqui para fazer a inscrição

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / telessaude.nuapce@gmail.com

13.03.2017

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim / Marcus Sá / Helga Rackel
(85) 3101.5221/ 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa 09jan 2017-01