Dia do Artesão é comemorado com Feirart de 16 a 18 de março

15 de março de 2017 # # # # # #

web ARI8670

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, participarão da abertura da feira nesta quinta-feira (16)

Cerca de 200 artesãos expositores representantes de entidades artesanais e grupos produtivos de 86 municípios participam da 55ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart) promovida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), de 16 a 18 de março na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, de 17h às 22h. A feira acontece em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado no dia 19 de março. A programação do evento contará com oficinas para o público de areia colorida, fibra vegetal e argila, shows, além da entrega de equipamento de informática para entidade artesanal. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, participarão da abertura da feira nesta quinta-feira (16).

web TS5183“Quero convidar todos os cearenses e turistas que estejam em Fortaleza para visitar a feira e apreciar o legítimo artesanato cearense. A Feirart terá várias atrações e também oportuniza o encontro do artesão com o consumidor final. Para o artesão é mais uma oportunidade de ter um retorno do que as pessoas acham dos seus produtos e de garantir novas encomendas. Já para o consumidor é a chance de comprar diretamente com o artesão e de ter contato com artesanato cearense”, destacou a primeira-dama.

A coordenadora do Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Amanaci Diógenes, ressaltou web 20150918113720 MG 5389a importância da realização da Feirart. “A realização da feira é sempre uma satisfação para o Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado. O governador Camilo vem investindo fortemente no desenvolvimento dessa política pública e no fortalecimento dela com ações de capacitação, de promoção da comercialização, a Feirart é uma delas, de abertura de canais de comercialização, porque é o momento que o artesão estabelece relação direta com o consumidor, quer seja para vender o produto que ele trouxe para a feira ou para pedidos e encomendas futuras”, destacou.

Entrega de computadores

Durante a feira será realizada entrega simbólica de computadores para 48 entidades artesanais de diferentes municípios e de tipologias artesanais. Será assinado um termo de entrega para a Associação Mulheres de Fibra do Vale do Cuncas, da cidade de Barro, representando as demais entidades. “Essa entidade representará as outras. Todas entidades receberão o seu equipamento até o final da primeira quinzena de abril”, citou Amanaci. Os equipamentos, entre outras funções, contribuem de forma direta na ampliação de canais de comercialização. “O artesão poderá colocar o seu produto na rede e também buscará informação de concorrentes, de matéria-prima, de fornecedores, além de fortalecer a organização da entidade artesanal à medida que o equipamento vai ser utilizado como forma de organização do trabalho, de facilitação na condução as ações da entidade”, completou a coordenadora do Desenvolvimento do Artesanato do Ceará.

15.03.2017

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Expediente imprensa 09jan 2017-01