Reunião ampliada promove Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

19 de outubro de 2017 # # #

Rodrigo Cavalcante - Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres
(85) 3133.3726 / 9 8871.0291

Em parceria com os diversos equipamentos que compõem a Rede de Atendimento à Mulher, o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher realizou na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório do Palácio da Abolição, reunião ampliada de mobilização e promoção da Campanha dos 16 Dias de Ativismo. Com foco no fortalecimento do debate público em torno da igualdade de gênero, as atividades terão início em 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, encerrando em 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste período, serão realizadas diversas atividades em torno do fortalecimento do debate público pela igualdade de gênero.

Para Camila Silveira, coordenadora de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado, a campanha é uma oportunidade de gerar maior visibilidade ao tema por meio de ampla adesão da sociedade civil e poder público. “Com a participação dos movimentos de mulheres, órgãos de segurança pública, justiça, saúde, universidades, casas legislativas e organizações não governamentais, seremos capazes de gerar multiplicadoras e multiplicadores em prol da igualdade de gênero.”

Nesse período serão realizados uma série de atividades, tais como: seminários, audiências públicas, atos, caminhadas, atrações culturais, rodas de conversa, blits com distribuição de material informativo, encontros e capacitação.

Campanha 16 Dias de Ativismo

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheresé uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003, debatento questões de gênero que permeiam o racismo, lesbofobia, transfobia e autonomia.

20 de Novenbro – Dia Nacional da Consciência Negra

25 de Novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres

1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate a Feminização da AIDS

06 de dezembro – Campanha do Laço Branco – Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos