Juventude em Ação: edição 2018 beneficiará 30 mil estudantes

10 de Maio de 2018 # #

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) está realizando os preparativos para o início da quarta edição do programa de valorização da vida e prevenção às drogas Juventude em Ação (JA). Em 2018, a iniciativa contemplará 50 escolas distribuídas em 17 municípios cearenses, beneficiando cerca de 30 mil estudantes.

Desenvolvido nas escolas de ensino médio da rede pública de ensino do Ceará desde 2015, o JA, este ano, passa a integrar a Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais do Governo do Ceará, iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc). A parceria entre as secretarias permitirá a expansão do programa para as diferentes regiões administrativas do Ceará.

Para a edição 2018, foram selecionados os seguintes municípios: Fortaleza, Itapiúna, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Quixadá, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Sobral, Tianguá, Ubajara, Guaraciaba do Norte, Pacatuba, Guaiuba, Iguatu, Acopiara e Canindé.

A inclusão do programa Juventude em Ação na Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais se efetiva a partir de propósitos comuns entre as ações na direção da valorização da vida, com o desenvolvimento de competências que incluem: autoconhecimento, relações interpessoais, empatia, comunicação assertiva, tomada de decisões, solução de problemas e conflitos e pensamento crítico, dentre outras.

Para a seleção dos estabelecimentos de ensino contemplados, foram observados critérios como: escolas de tempo integral, regular e profissionalizante; escolas com aplicação do projeto “Professor Diretor de Turma” (PPDT); que não tenham aplicado ou estejam aplicando o projeto “Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais” (NTPPS); ausência de acompanhamento do psicólogo educacional; e escola situada em território de vulnerabilidade.

No próximo dia 18 deste mês, terá início a formação de coordenadores regionais do projeto PPDT, coordenadores educacionais, professores e coordenadores do Ceará Pacifico dos municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Guaiuba, Canindé e Itapiúna para a implantação e desenvolvimento do programa JA. As demais formações ocorrerão no decorrer do mês de maio.

O Juventude em Ação é um programa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Governo do Estado. No período 2015–2017, o JA percorreu 27 cidades e 55 escolas, beneficiando cerca de 45 mil estudantes.