Quem é quem

 

Governador

Camilo Santana

Camilo Sobreira de Santana alicerçou sua carreira política a partir de preceitos humanistas e dentro de uma conjuntura política em que a condição sine qua non é o desenvolvimento social. O combate às injustiças e a construção de uma sociedade menos desigual têm sido o eixo central de sua atuação como homem público.

Eleito governador do Ceará em 2014, leva ao comando do seu Estado a proposta do diálogo, da ação compartilhada e firme, com o objetivo do atendimento das demandas sociais e econômicas da população. Casado com Onélia Leite Santana e pai de dois filhos, Pedro e Luisa, é um defensor incansável da Democracia, das liberdades individuais e dos direitos humanos.

Nascido na cidade do Crato, no tradicional Cariri cearense, herdou dos pais, o ex-deputado Eudoro Santana e a assistente social Ermengarda Santana, o olhar solidário e comprometido para as pessoas do campo e da cidade. Em casa, aprendeu que é responsabilidade de todos a busca de uma sociedade humanizada e justa.

Com uma formação voltada para o meio ambiente e a convivência com o semiárido, formou-se engenheiro agrônomo. É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou sua vida pública como servidor público federal concursado, tendo ocupado, entre 2003 e 2004, a superintendência adjunta estadual do principal órgão público de meio ambiente do País, o Ibama.

No primeiro Governo Cid Gomes (2007/2010), tornou-se secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado. Implantou importantes projetos que melhoraram as condições de vida dos agricultores, proporcionando linhas de crédito, equipamentos, assistência técnica e seguro contra perdas de safra para milhares de produtores rurais.

Em 2010, foi o deputado estadual mais votado do Ceará. No segundo Governo Cid Gomes, Camilo assumiu a secretaria das Cidades, quando impulsionou, no Ceará, programas de habitação e grandes projetos urbanos e ambientais em várias regiões do Estado, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza.

Desde de janeiro de 2015, está à frente do Governo do Estado do Ceará, onde vem imprimindo sua marca pessoal alicerçada no diálogo, na proximidade com a população e na transparência. O foco de sua gestão são as pessoas e a busca de caminhos que levem o Ceará ao desenvolvimento econômico e social capaz de garantir qualidade de vida aos cearenses.

Foto oficial do secretário Elcio Batista

Secretário-Chefe do Gabinete do Governador

Élcio Batista

Élcio Batista é Secretário de Estado Chefe do Gabinete do Governador desde 01/01/2015. É Cientista Social de formação e Mestre em Sociologia, com larga experiência nos setores público e privado. Atuou como professor coordenador e assessor em diversas universidades e faculdades.

Élcio foi Secretário-Executivo da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) entre os anos de 2011 e 2012. Ainda em 2011, foi responsável pela reestruturação e Plano de Ação Estratégico (2011/2012) do Instituto de Estudo e Pesquisa Sobre o Desenvolvimento do Ceará (INESP/CE).

Antes disso, em 2007, atou junto à Unidade de Gerenciamento de Programa – UGP do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/Prefeitura Municipal de Fortaleza, mesmo período em que foi Assessor de Planejamento do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Atuou, também, na elaboração e execução de projetos do Grupo de Comunicação O Povo, onde foi apresentador e debatedor de programas de televisão na TV O Povo e Rádio O Povo/CBN, entre os anos de 2007 a 2011.

No Departamento Nacional de Obras Contras às Secas (DNOCS), atuou entre os anos de 2004 e 2005, onde contribuiu como pesquisador e editor convidado da Revista Conviver Nordeste, publicação própria do DNOCS.

José Élcio Batista frequentou a Universidade de São Paulo (USP) em 1997, como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e trouxe consigo uma gama de inquietações que deram o norte às suas linhas de pesquisa enquanto sociólogo.

Coautor em publicações no site Nature.com – Scientifc Reports (Statistical Signs of Social Influence on Suicides), como também em edições como (In)Segurança e Sociedade: treze lições (Ed. Demócrito Rocha), Olhares Contemporâneos: cenas do mundo em discussão na Universidade (Ed. Demócrito Rocha) e Origens do Totalitarismo: 50 anos depois (Ed. Relume Dumará). Publicou também artigos em periódicos, anais de eventos e artigos em jornais de notícias, além de ter contribuído em capítulos publicados em livros.

Contribuiu, ainda, como organizador de eventos como o Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul em 2004, 2005 e 2008, e o X Congresso Brasileiro de Sociologia em 2001.

Foi orientador/supervisor de trabalhos para conclusão de curso de graduação e participante em bancas para a mesma finalidade.

José Élcio Batista tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Comunicação e Marketing Político, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, estado, política, conflito, segurança pública, poder, opinião pública, publicidade, marketing e cultura.

Sua trajetória profissional o qualificou para articular e coordenar o Plano de Governo da Campanha do Governador Camilo Santana – Os 7 Cearás, em 2014, e também o Plano de Governo da campanha do Prefeito Roberto Cláudio, em 2012.