Ceará do

Conhecimento


O Ceará do Conhecimento constrói os alicerces para uma sociedade esclarecida e inovadora, nos quais se sustentam os pilares de uma economia mais avançada, em uma estratégia de estímulo a um salto de qualidade no perfil socioeconômico do Ceará. Partindo deste pressuposto, o Governo do Ceará está construindo este eixo com políticas governamentais direcionadas para proporcionar à população uma formação educacional integral, de qualidade e com ênfase na equidade e na busca constante pela inovação.

A Educação, em uma concepção mais ampla, é compreendida para além da aprendizagem formal. Está focada no nível de competência apto a formar pessoas mais capazes de assimilar mudanças e na preparação de cidadãos e cidadãs mais soberanas em suas escolhas e discernimento, que respeitem as diferenças e mostrem capacidade de superar a fragmentação social com mais estudo e protagonismo.

 

A busca é por um ambiente pedagógico fortalecido, mais solidário na superação coletiva e com habilidade para ultrapassar dificuldades. Educação Básica universal e de qualidade é o fundamento na construção de uma sociedade mais justa, social e economicamente desenvolvida. Assim como figura como o eixo principal na edificação de uma sociedade do conhecimento.

 

O propósito central do Ceará do Conhecimento é atingir o patamar em que a população tenha uma formação educacional integral de qualidade, com ênfase na equidade e produção de conhecimento e inovação. Diante desta meta, a ação governamental organiza-se em cinco temas estratégicos: Educação Básica; Educação Profissional; Ensino Superior, Ciência e Tecnologia; e Informação e Cultura.