Ceará de

Gestão por Resultados


O Ceará da Gestão Democrática por Resultados se orienta para os objetivos relacionados ao equilíbrio financeiro, fiscal e orçamentário, e a redução persistente das desigualdades, por meio do desenvolvimento. Seus dois pilares são o crescimento sustentável, com equilíbrio fiscal e orçamentário; e a redução das desigualdades.

 

Por este eixo, o Governo do Ceará se organiza e mobiliza a sociedade para construir o consenso em torno do melhor modelo para atingir os objetivos estratégicos, assim como as metas para atingir o desenvolvimento sustentável.

Por meio da metodologia do Ceará da Gestão Democrática, o Governo do Ceará tem duas tarefas fundamentais: a definição dos objetivos, seguida da definição de indicadores de resultados públicos; e a disseminação destes indicadores por toda a administração pública.

 

Para alcançar a primeira tarefa, foi realizado processo de discussão e debate de diretrizes, objetivos e metas, arrematado com um seminário para o fechamento das propostas.

 

Um modelo que adota a contratualização de resultados requer a mudança de postura dos gestores públicos e s consciência dos compromissos pactuados, que condicionam o ciclo de formulação do planejamento, orçamento e gestão estadual.

 

Em suma, toda a ação do Governo organizam-se em três temas estratégicos: Gestão Fiscal; Planejamento e Gestão; e Transparência, Controle e Participação Social. O propósito central deste eixo é a oferta de serviços públicos estaduais planejados e geridos de forma eficiente e efetiva, atendendo às necessidades dos cidadãos, com transparência e equilíbrio fiscal.