Ceará

Saudável

 

Uma população saudável é a meta central de governos comprometidos com o desenvolvimento humano e social. É preciso estabelecer as condições para um ambiente capaz de prover saúde às pessoas. Neste contexto, o Ceará Saudável contempla as políticas governamentais que enfatizam os pressupostos da cidadania, garantia de direitos, promoção da saúde, fortalecimento das ações comunitárias, ciração de ambientes favoráveis, além do desenvolvimento de habilidades pessoais e mudança de estilos de vida.

A construção deste contexto, entretanto, demanda a agregação de diferentes abordagens e consensos, promovendo a sua articulação com os diversos setores da sociedade, priorizando a participação social e garantindo o acesso da população ao conhecimento, na direção da promoção da saúde e da produção de vida.

 

A interação entre as políticas públicas, aliadas ao fortalecimento das ações comunitárias, da participação e da inclusão social, pressupõe a reorientação do modelo de atenção à saúde, visando à melhoria da qualidade de vida da população. Em suma, “estar saudável” é um conceito dinâmico e abrangente, sujeito à intervenção humana e resultante de um processo coletivo sobre o qual agem as variáveis culturais, econômicas, sociais e ambientais.

 

Ancorado em três temas estratégicos – Saúde; Esporte e Lazer; e Saneamento Básico – e considerando o cenário no qual o nosso estado está inserido, o propósito do Ceará Saudável é lançar um novo olhar na busca das condições que possibilitem a construção de um Estado Saudável. Numa ambiência adequada em que o Governo do Ceará seja promotor de uma cultura de paz, capaz de compreender ações colaborativas entre as políticas públicas de saúde , esporte, saneamento, educação e habitação, entre outras áreas fundamentais para estabelecer o meio social humanizado e harmônico.