Ceará

Sustentável

 

O Ceará Sustentável contempla as políticas governamentais que atenuam os impactos climáticos, por meio de ações estruturantes e emergenciais capazes de melhorar as condições tanto de qualidade de vida como de crescimento econômico, mesmo no cenário adverso do bioma.

O meio ambiente e a convivência com a caatinga são questões definidoras no Ceará. Com quase a totalidade de seu território inserida no semiárido, o risco de períodos de seca supera os 60%. Os solos são rasos, rios intermitentes, prevalecem as altas temperaturas e evaporação é intensa. A acumulação de água e a formação de aquíferos são dificultadas pela natureza cristalina dos terrenos. Diante destas características, o conceito da convivência ganha força.

 

O planejamento de diversificadas alternativas e estratégias, focadas nas áreas rurais, nas sedes dos municípios, assim como na Região Metropolitana de Fortaleza, que compõem este eixo, tem como meta prioritária a obtenção de um meio ambiente protegido, com utilização racional dos recursos naturais para assegurar o abastecimento humano e as condições de produção.

 

A ação governamental, efetiva e permanente, na área de Recursos Hídricos no Ceará, se constitui num aspecto fundamental na vida da população, contribuindo para o bem-estar das famílias, bem com para o incremento das atividades produtivas em todo o Estado.

 

Neste contexto, as ações, programas e políticas públicas do Governo do Ceará para construir o Ceará Sustentável estão ancoradas em três temas estratégicos: Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Energia.